Em coletiva de imprensa, o presidente Jair Bolsonaro relatou uma conversa que teve com Al Gore em Davos e rebateu atitudes de Noruega e Alemanha. O presidente respondeu, ainda, sobre radares, projetos para infraestrutura, além de questões importantes atinentes ao Governo Federal.
"Eu recomendo que a Angela Merkel, da Alemanha, pegue esse grana para reflorestar o seu país. E a Noruega? A Noruega não é aquela que mata baleias lá em cima, no Polo Norte? Que explora petróleo também lá? Não tem nada a dar de exemplo para nós. Pegue o dinheiro e ajude a Angela Merkel a reflorestar a Alemanha", declarou Bolsonaro.
"A imagem péssima que o Brasil tinha era de um país subserviente a essas potências. Eles não estão de olho na floresta amazônica. Eles querem a sua soberania e a sua riqueza. Isso eu falo na Câmara desde 1991. Nós, na Amazônia, temos coisas que o mundo não tem mais, e o mundo está de olho nisso", pontuou o chefe de Estado.
"Não tem prazer maior do que ir para a reunião do G-20 representando seu país, sem dever nada para ninguém. (...) Disse que o Brasil está sob nova direção. Al Gore falou comigo em Davos, pena que não foi gravado. Respondi para ele: 'Adoro o povo americano, respeito o povo americano, mas vossa senhoria não entende nada de Amazônia. Nós temos de brigar. Estamos perdendo a guerra de informação nessa questão tão importante", salientou.