domingo, 15 de setembro de 2019

Exército Brasileiro realiza Operação 'ARANDU' em conjunto com o Exército Argentino



De 9 a 12 de setembro, foi realizada, no bairro Boi Morto, a Operação ARANDU. Essa é uma operação conjunta entre os Exércitos Brasileiro e Argentino e foi planejada e coordenada pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), localizado em Brasília (DF), pelo Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul (CCOp/CMS), sediado em Porto Alegre (RS), e pelo Comando da 3ª Divisão de Exército (3ªDE).

Prestaram apoio às atividades, os quarteis localizados no bairro Boi Morto, dentre eles, o Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul), o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), o 4º Batalhão Logístico (4º B Log), o 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) e o 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (6º Esqd C Mec), os quais, além de darem suporte de alojamento e alimentação, montaram os Postos de Comando das tropas para o treinamento.

O Exercício Combinado tipo “Jogos de Guerra” envolveu aproximadamente 300 militares, sendo eles da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Uruguaiana (RS), da 12ª Brigada de Infantaria Leve localizada em Caçapava (SP), da Brigada de Infantaria Paraquedista sediada no Rio de Janeiro (RJ) e Comando de Aviação do Exército em Taubaté (SP). Do lado Argentino, estavam presentes a Brigada Aerotática IV localizada em Córdoba, a Brigada Blindada II da cidade de Paraná e o Comando de Aviação do Exército, também de Córdoba.

Acompanharam os exercícios da Operação ARANDU os Generais de Exército Geraldo Antonio Miotto, Comandante do CMS, o Senhor José Luiz Dias Freitas, Chefe do COTER, e o Senhor Walter Souza Braga Neto, Chefe do EME. O exercício, além de consolidar os laços de união, cooperação e amizade entre os dois países, teve como objetivo ajustar um entendimento mútuo para o emprego de tropas conjuntas, além de compartilhar experiências doutrinárias, estabelecendo padrões comuns de trabalho, adestrar os diferentes Estados-Maiores e compartilhar experiências táticas, técnicas e de procedimentos de emprego.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...