quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Moro critica ‘autodenominados especialistas em segurança pública’ e questiona: ‘cegueira ideológica ou político-partidária?’


Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, divulgou dados que mostram a queda do número de crimes em todo o país até maio. 


Moro comentou: 

Crimes continuam a cair em todo o país. Agora confirmado pelos dados oficiais colhidos até maio (os dados de institutos de pesquisas não oficiais dizem o mesmo). Mérito do Governo Federal do PR Jair Bolsonaro  e dos Estaduais, mais firmes contra o crime.
Claro, para alguns autodenominados especialistas em segurança pública, o Governo não estaria fazendo nada para contribuir para a queda de crimes. Cegueira ideológica ou político partidária? Não sei, o que importa é que vamos trabalhar para reduzir ainda mais a criminalidade.

Ouça: 


O ministro compartilhou um link para os dados de criminalidade. Ouça o resumo: 

O Brasil registrou queda de 21,3% no número de homicídios nos cinco primeiros meses de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado.  Os dados são da plataforma Sinesp com informações dos boletins de ocorrência de todos os estados e do Distrito Federal.
Todos os nove crimes registrados no Sinesp tiveram redução em comparação com 2018. Nos primeiros cinco meses deste ano, houve queda de 23,7% nos latrocínios (roubo seguido de morte), de 11,9% nos estupros, 8,2% nas tentativas de homicídio e 2,2% nos crimes de lesão corporal seguida de morte.
A redução também foi expressiva nos crimes de roubo à instituição financeira, menos 38,4% relação aos cinco primeiros meses de 2018. O Sinesp mostra que os crimes de roubo de carga (- 24,9%), roubo de veículo (- 26,7%) e furto de veículos ( -10%) também seguem em queda.
Desde março de 2019 o país conta com estatísticas criminais oficiais e confiáveis publicadas no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública com base nos boletins de ocorrência dos estados e do Distrito Federal, registrados pelo Sinesp.
Leia também:
Major Olímpio anuncia 27ª assinatura na CPI Lava Toga e afirma: ‘a pressão da população agora é fundamental’
‘Enquanto há telejornal espalhando fakenews, o Governo Bolsonaro busca soluções’, diz Bolsonaro  

O Sinesp
O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) é uma plataforma de informações integradas, que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança pública, implementado em parceria com os entes federados.
A plataforma firmou-se como um dos meios e instrumentos para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), instituindo-se o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Além disso, torna acessível informações estatísticas sobre crimes como: estupro, lesão corporal seguida de morte, homicídio doloso, latrocínio, tentativa de homicídio, roubo de veículo, furto de veículo, roubo de carga e roubo à instituição financeira.

Veja também: 





Gazeta Social
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...