Em pronunciamento ao realizar um balanço dos resultados do Governo Bolsonaro em 2019, Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores nomeado pelo presidente Bolsonaro, rebateu o que considerou como "falsas e ideológicas narrativas da imprensa".
"Para não ficarem apenas com as falsas narrações e narrativas ideológicas da imprensa, faço um balanço de nossa política externa em 2019, com muitos e resultados e rumo certo: ganhos comerciais, soberania, promoção da democracia e dos valores do povo brasileiro", anunciou ele.
"A realidade do que nós estamos conseguindo fazer contrasta completamente com algumas narrativas que têm aparecido em notícias e editoriais. Dizem que nossa política externa não deu resultados. Fechamos, simplesmente, os dois melhores acordos comerciais da História do Brasil", salientou o ministro.
"Dizem que tem causado prejuízo. Não sei onde! É curioso que algumas matérias de imprensa lançam palavras, mas não dão qualquer exemplo. Estamos dando prejuízos para quem quer impor uma falsa narrativa", realçou Ernesto.