Em pronunciamento por ocasião de cerimônia alusiva à Operação Acolhida, a qual ocorre na fronteira com a Venezuela e é gerida pelo Exército Brasileiro com a finalidade de acolher imigrantes do país vizinho, o Tenente-Brigadeiro Bermudez, Comandante da Aeronáutica, representou o Ministro da Defesa, General Fernando Azevedo.
"Ele solicitou que eu transmita a mensagem de sua autoria. Abre aspas. Desde o início de 2018, a Venezuela passa por questões que afetam sua ordem política, econômica e social. Fato que acarretou o êxodo de mais de 4 milhões de irmãos venezuelanos para outros países", encetou ele.
"Como consequência, o fluxo migratório para o Brasil aumentou de forma significativa para o estado de Roraima, excedendo a capacidade das estruturas daquele estado para acolher os necessitados. A linha de fronteira com a Venezuela tornou-se um ponto sensível diante da emergência humanitária instalada", acrescentou.
"Diante dessa situação, o Governo Federal assumiu o processo. (...) Todos os ministérios se empenharam no esforço do governo. Criou-se uma Força-Tarefa Logística-Humanitária para apoiar o esforço do governo. O mundo inteiro passou a nos observar", salientou a mensagem.