O presidente dos EUA, Donald Trump, fez um pronunciamento sobre a morte de Soleimani e a reação do Irã. O presidente começou dizendo que o Irã nunca terá uma bomba nuclear. Segundo Trump, como chefe da força Quds, Soleimani foi responsável pelas piores atrocidades e era um terr** cruel. Trump disse: “Ele planejava novos ataques, mas nós o paramos. Ele deveria ter sido exterminado muito tempo atrás”.
Segundo o presidente dos EUA, a morte de Soleimani envia uma mensagem poderosa: se você valoriza sua vida, não ameace as dos outros. Trump anunciou novas sanções contra o Irã e afirmou que todas as sanções permanecerão até que o Irã mude seu comportamento.
Trump lembrou que os EUA deram bilhões ao Irã e, mesmo assim, líderes cantaram “morte à América”. O presidente dos EUA fez um apelo a outras potências para que abandonem seus acordos com o Irã, e afirmou: “o mundo civilizado vai mandar uma mensagem poderosa ao regime iraniano: não poderá continuar”.
Trump disse que vai pedir à OTAN para se envolver mais no processo. Ele também lembrou o tamanho do poderio americano em força bélica, dizendo que “o fato de termos este equipamento militar não quer dizer que precisamos usá-lo”. Trump acrescentou que não deseja usar seu poderio bélico e que os EUA desejam a paz. No entanto, continuarão agindo contra forças contrárias à civilização.