Em palestra no "2º Macro Day - Banco BTG Pactual", ocorrida em 2019, Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura do Governo Bolsonaro, fez uma explanação a respeito de como a gestão petista maculou e depreciou a infraestrutura brasileira.
"Nós temos um problema para resolver. São as concessões que deram errado. Deram errado por problema de modelagem. Em algum momento, a ideologia substituiu a aritmética. Quando isso acontece, as coisas não dão certo", encetou ele.
"Aquele negócio: vamos duplicar tudo em 5 anos. Poxa, não é possível. Outra coisa: se eu não tenho demanda para duplicar em determinados trechos e não tenho gatilho de investimentos, estou pressionando o funding e a tarifa. Tivemos descontos elevadíssimos: estes descontos elevados são distribuição de caixa. Isso afastou os players do crédito", explanou Tarcísio.
"Tivemos, também, problemas de envolvimento com a Lava Jato. Então: deu tudo errado. (...) Vamos manter esses ativos operando para que possamos estruturar novas concessões. Sob novos parâmetros, o estado da arte, vamos levar aquilo que está dando certo para a relicitação desses ativos", asseverou.