domingo, 26 de janeiro de 2020

Paulo Guedes compara preços absurdos no Brasil com EUA e Japão e expõe corrupção derivada da intervenção estatal



Em reunião com prefeitos e secretários, Paulo Guedes, ministro da Economia do Governo Bolsonaro, expôs como um modelo de intervenção estatal massiva levou à ruína econômica e corrompeu a classe política brasileira. Os diálogos ocorreram em 2019.

"Há práticas políticas que eu nem vou fazer avaliação porque...eu tenho uma tese particular: eu acredito que o modelo econômico em que o governo comanda 30, 40, quase 50% dos recursos na economia, por definição esse modelo corrompe a economia. Isso ocorreu na União Soviética, em Cuba, agora recentemente na Venezuela", encetou ele.

"O modelo econômico corrompeu a política e estagnou a economia. Mesmo políticos bem-intencionados não seriam reeleitos se não tivessem participado das finanças equivocadas. Os escândalos antigamente, de 20, 30 anos atrás, eram de 10, 15 milhões de dólares. Subiram para 100 milhões de dólares. Agora, é na casa do bilhão de dólares. Foram subindo", enfatizou o ministro.

"Fizemos uma transição política, mas não tivemos a capacidade de fazer uma transição do eixo econômico. (...) Há enorme gasto para juros da dívida. Um Plano Marshall por ano, reconstrói uma Europa por ano. Como que pode um país aparentemente pobre gastar uma Europa por ano só para pagar dívidas? É porque está carregando ativos que não deveria estar carregando (...) Temos que quebrar a tradição dos monopólios", salientou.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...