O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, participou da coletiva do Comitê de Crise e apresentou as ações do Ministério da Saúde após a avaliação de 30 dias. Segundo o ministro, passado esse primeiro período, inicia-se a modelagem das ações futuras. O ministro falou sobre os EPIs para os profissionais de saúde e afirmou ainda que “O Brasil está muito próximo de anunciar uma solução muito robusta” em relação a respiradores.
Mandetta anunciou também o uso de inteligência artificial para fazer um mapeamento dos cidadãos e relatou que, em breve, os brasileiros receberão ligações para fazer uma espécie de “consulta médica” que fornecerá dados para o ministério basear suas ações e mapear “zonas quentes”.
O ministro explicou que, em São Paulo, há um ponto fora da curva que prejudica as estatísticas e deve ser estudado como um caso à parte. Mandetta também falou sobre os avanços na pesquisa com medicamentos, afirmando que o ministério segue acompanhando todos os estudos. O ministro também recomendou paciência e resiliência aos cidadãos.