O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, acionou a comporta e liberou as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o Cinturão das Águas do Ceará. Essa é mais uma etapa para garantir segurança hídrica a 4,5 milhões de pessoas.
O trecho prioritário de 53 quilômetros do CAC transportará as águas do Eixo Norte do Projeto São Francisco para a Bacia do Rio Jaguaribe. De lá, a água percorrerá 256 quilômetros até o Açude Castanhão, que abastece Fortaleza e cidades próximas.
O ministro disse: “As águas do São Francisco venceram mais uma etapa no caminho até o RN. Hoje, acionamos comportas da Barragem de Jati - CE, liberando água para o Cinturão das Águas e para seguirem caminho pela Paraíba até Rio Grande do Norte. Garantir água é uma missão do governo Jair Bolsonaro”.