A jurista Janaína Paschoal manifestou, pelas redes sociais, sua indignação com a decisão que condenou a União a pagar indenização ao procurador Deltan Dallagnol por atos do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Janaína apontou que os cidadãos é que terão que pagar pelos atos do ministro.
Ouça o texto de Janaína Paschoal:
Uma autoridade profere uma frase inadequada, alguém se ofende, ou o Ministério Público Federal entende que houve ofensa coletiva, e o povo paga? Sim, pois quando lemos que a União pagará, devemos entender que nós pagaremos!
Hoje, os jornais anunciam que por força de frases do Ministro Gilmar, a União indenizará Dallagnol. E, ontem, li que o Ministério Público Federal quer 15 milhões da União, por frases de Bolsonaro e seus ministros!
O Poder Judiciário e os Ministérios Públicos precisam mudar a mentalidade, se há ilícito na expressão (e eu entendo que a expressão deve ser livre), quem transgredir que pague!
Não há que se dizer que as supostas ofensas decorreram do exercício do cargo! não há como sustentar que a lei prevê essas responsabilizações! Trata-se apenas de uma interpretação da lei! Não é justo! Não podemos pagar nem pelos erros crassos de autoridades, nem por melindres!