O parlamentar protestou: “É um absurdo essa tentativa de manutenção do poder e como o STF aceita esse tipo de pedido para que se abra a discussão. Atenção, ministros: julguem a competência constitucional do fato. Não venham fazer politicagem, defender grupinho, modificar a constituinte. Vocês não são legisladores, não têm competência para tal”.
Ele complementou: “Vocês têm que cumprir o que a Constituição determina, pois são apenas escravos da lei (...). Maia não pode tentar uma nova reeleição agora. Na próxima legislatura, ele pode, assim como o senador Davi Alcolumbre. Não pode, senador Alcolumbre. Apesar de 8 anos de mandato, ele se renova a cada 4 anos. Se o senhor tentar se candidatar, rasgando a Constituição, pedindo aos guardiões da Constituição que permitam essa inconstitucionalidade, o senhor pede o que é inconstitucional”
No ensejo, o parlamentar fez um alerta no que concerne à tentativa de perpetuação no poder: “Querem abrir espaços para a hegemonia de poder, se perpetuar no poder? O que vocês estão pensando? Que é a casa da Mãe Joana? Apesar da bagunça do Senado e da Câmara em alguns aspectos, não é a casa da Mãe Joana. É repugnante, é repudiável. Meu recado aos ministros do STF: respeitem a Constituição, não tentem um golpe jurídico”.