O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro e presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, emitiu uma nota repudiando declarações de Joe Biden, candidato à Presidência dos EUA, envolvendo o Brasil e a Amazônia.
NOTA DO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL: "A SOBERANIA DO BRASIL NÃO SERÁ VIOLADA"
Como Presidente da CREDN - Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, venho em desagravo repudiar a fala proferida pelo candidato Democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, durante o debate de ontem.
Em sua fala, Biden afirmou que se eleito, o Brasil será obrigado a seguir sua política para a região da Amazônia. Ou, caso nos recusemos, nosso país sofrerá retaliações econômicas impostas por seu Governo.
Uma clara afronta a nossa soberania como nação livre e independente.
Não preciso detalhar o quão grande é a importância da relação entre Brasil e Estados Unidos. Ao longo dos séculos, as duas nações irmãs estiveram lado a lado na construção e na liderança de um continente americano livre, trabalhando em conjunto para o bem de todos.
Esta ligação se encontra em sua fase mais próxima, na convergência da defesa da liberdade tão cara para o Presidente Jair Bolsonaro quanto para o Presidente Donald Trump.
Respeitaremos o resultado das eleições, caso Joe Biden seja eleito. Mas ele também deve nos respeitar.
Sob o comando de Jair Bolsonaro, o Brasil mudou. Diferente de outros tempos recentes, reencontramos nosso lugar de liderança e de soberania.
O povo brasileiro não aceitará mais ser tutelado ou ter sua independência violada por quem quer que seja. Exigimos respeito.
A cobiça de agentes globalistas a respeito da Amazônia nunca sobrepujará os direitos naturais do Brasil. Não aceitamos ameaças, seja de quem elas se originam.
Também não venderemos nossa essência, negociando a alma de nosso país. Somos soberanos e exigimos tratamento de acordo.
Para o Senhor Joe Biden: se preocupe primeiro com os interesses de sua grande nação e atue de acordo com os Pais Fundadores que a inspiraram, valorizando acima de tudo a liberdade.
O Brasil mudou e somos 210 milhões de cidadãos que merecem total respeito.
Espero que se tornando Presidente ou não, ele atue de acordo com o que se espera de uma autoridade civilizada.
Brasil acima de tudo!
Eduardo Bolsonaro
Deputado Federal
Presidente CREDN - Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados
Leia a publicação oficial da CREDN na Câmara dos Deputados:
Presidente da CREDN refuta declarações de Joe Biden
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), refuta e condena, veementemente, as palavras do candidato Joe Biden, no primeiro debate entre candidatos à Presidência dos Estados Unidos da América, realizado na noite de 29 de setembro de 2020.
Segundo o presidente da CREDN, Joe Biden comprovou falta de estatura intelectual e política ao cargo que almeja. A ameaça ao Brasil e ao povo brasileiro significa grave interferência na soberania nacional, afrontando, inclusive, as Cartas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Ainda de acordo com o deputado Eduardo Bolsonaro, Biden comprovou seu desconhecimento e sua ignorância sobre a realidade brasileira ao afirmar que “a Floresta Amazônica no Brasil está sendo destruída, arrancada”. Um candidato a mandatário da maior potência mundial deveria ser prudente e evitar declarações levianas e irrefletidas acerca de país amigo e parceiro. Afinal, Brasil e EUA compartilham histórico de “aliança não escrita”, com base no pragmatismo e na cooperação benéfica entre os dois povos.