Em sua live semanal, o presidente Jair Bolsonaro recebeu o Ministro da Justiça e Segurança Pública e um representante da Polícia Federal, o delegado Saraiva. O presidente falou sobre as ações de combate ao desmatamento e a utilização de tecnologias para identificar as madeiras que estão sendo extraídas ilegalmente e vendidas ao exterior a preço vil.
Bolsonaro explicou que os países que mais criticam o Brasil com o argumento do desmatamento precisam cooperar para impedir a venda da madeira extraída ilegalmente. O presidente afirmou: “É um grande jogo econômico entre grandes países do mundo para nos atingir”, explicando que interessa a diversos países criar barreiras para os produtos agrícolas brasileiros, e a narrativa do desmatamento é um pretexto para criar essas barreiras.
O ministro André Mendonça e o delegado Saraiva explicaram alguns detalhes do funcionamento do esquema criminoso de exploração da madeira ilegal pelo crime organizado. O delegado Saraiva apontou que os países que promovem a narrativa de que o Brasil é um país que desmata sabem que estão propagando mentiras.