O presidente Jair Bolsonaro falou, pelas redes sociais, do projeto de lei “BR do Mar”, que visa impulsionar a navegação de cabotagem no Brasil. O presidente disse:
- O PL BR do Mar pretende ampliar o volume de contêineres transportados por ano e baratear o produto na linha final para o consumidor no que depender de ações do Governo do Brasil, além de expandir em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos três anos, excluindo as embarcações dedicadas ao transporte de petróleo e derivados.
- Os reflexos da BR do Mar aumentam os fluxos de curta distância, em que o caminhoneiro ganha mais por km rodado, desgasta menos o equipamento e, portanto, tem maior receita. Ampliar a cabotagem é, naturalmente, ampliar a experiência multimodal no Brasil.
- Barco não para na porta da indústria. Não para na porta da fazenda. Se 18.000 contêineres vão embarcar em um navio, precisam chegar ao porto e precisam deixar o porto. O BR do Mar quer abrir o mercado de cabotagem no país para explorar o grande potencial da costa e de rios do Brasil. E isso será importante para toda a cadeia logística.