Em sua participação em evento da Cúpula do G20 sobre a proteção do Meio Ambiente, o presidente Jair Bolsonaro mandou um duro recado aos países que impulsionam a narrativa de que o Brasil não cuida do meio ambiente. Após lembrar que seu governo vem promovendo a abertura do Brasil ao mundo, Bolsonaro explicou como o país vem promovendo uma revolução no campo do agronegócio e passou de importador a exportador de alimentos, exportando volumes imensos de produtos agrícolas sustentáveis.
Bolsonaro apontou que a revolução agrícola no Brasil foi realizada utilizando apenas 8% de nossas terras para agricultura e 19% para pecuária, e que cerca de 60% de nosso território se encontra preservado com vegetação nativa. O presidente disse: “Tenho orgulho de apresentar esses números e reafirmar que trabalharemos sempre para manter esse nível de preservação”.
O presidente, então, afirmou que é necessário repelir ataques injustificados proferidos por nações menos competitivas e menos sustentáveis, lembrando que, mesmo durante a pandemia, o Brasil manteve ativo seu setor agrícola e honrou seus contratos, fornecendo alimentos a diversos países, enquanto manteve baixíssima emissão de carbono.
Mostrando que o Brasil é um dos países com menor emissão de carbono do mundo, Bolsonaro lembrou que o país tem a matriz energética mais limpa entre os países integrantes do G20, e afirmou: “O que apresento aqui são fatos e não narrativas. São dados concretos e não frases demagógicas, que rebaixam o debate público e, no limite, ferem a própria causa que fingem apoiar”.