O secretário Jorge Seif Jr. afirmou: “Enquanto as viúvas do ordenamento pesqueiro, os eco-xiitas e a canhota criticam a liberação da pesca de sardinha em Noronha, a pesca artesanal local vibra e agradece. Imaginar que uma ilha longínqua e cercada de recursos aquáticos “importa” pescados do continente é tão absurda quanto imaginar agricultores famintos, psicólogos depressivos ou soldados desarmamentistas. Para isso estamos: quebrar paradigmas, fomentar produção de alimentos e possibilidades de fortalecimento da economia familiar dos Noronhenses”.
Seif entregou carteiras de pesca e apontou:
Em uma ação conjunta e inédita do Governo Federal, os Ministros Ricardo Salles (MMA), Milton Ribeiro (MEC), Marcelo Antônio (MTUR), Presidente Gilson Machado (Embratur) e o Presidente Fernando Lorencini (ICMBio) visitam oficialmente o Arquipélago de Fernando de Noronha/PE.
No que cabe a pesca, uma demanda de décadas dos pescadores da possibilidade de pescar a sardinha na unidade de conservação da ilha.
Após estudos de impacto, relatórios técnicos, observação do Plano de Manejo e trabalho de equipes do ICMBio com a SAP, assinamos hoje o Termo de Compromisso com a normatização e regras, autorizando essa atividade tão importante para os pescadores nativos de Noronha.
Além disso, realizamos a entrega das carteiras de pesca dos pescadores da ilha, os quais ansiavam pelo reconhecimento de suas atividades pelo governo federal, pela Secretaria Nacional de Pesca.
É a produtividade aliada a sustentabilidade e segurança jurídica para fiscais e pescadores.