O deputado Roberto Freire, presidente do Cidadania, tentou capitalizar politicamente com o apagão ocorrido no estado do Amapá. Freire foi às redes sociais e direcionou seu ataque ao ministro da Infraestrutura, dizendo: “E onde está o Ministro Tarcísio ? Bolsonaro nada falou sobre o Amapá. Para este senhor que não sabe quais as obrigações de um presidente da República, o Amapá deve ser um acidente geográfico e os brasileiros que lá vivem uma irrelevância”.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, respondeu ao deputado, dizendo: “Roberto, o meu ministério cuida de transportes. O ministro Bento, que cuida de energia, está no Amapá desde quarta”.
O deputado Roberto Freire, então, respondeu: “Então desculpe. Mas continua a omissão do presidente Bolsonaro em relação ao Amapá. Nem uma palavra muito menos presença”.
O ministro Tarcísio esclareceu, apontando algumas ações do governo federal:
“1) Governo montou gabinete de crise
2) Ministro está lá desde quarta
3) Máquina de purificação do óleo já se encontra na subestação
4) +2 máquinas e 4 geradores sendo transportados
5) 60% da energia retorna hj
6) todas providências já foram tomadas p/ q normalize + breve possível”.
A resposta do ministro Tarcísio levou muitos internautas a questionarem o deputado, perguntando se ele desconhecia as funções de cada ministério, e apontando que o apagão foi causado pela falha na manutenção de uma empresa estadual.
O Ministério de Minas e Energia também respondeu ao parlamentar, informando as ações da pasta. Veja no vídeo.