Mourão encetou: “É importante que vocês compreendam o seguinte: um foco de calor não significa uma queimada. Um foco de calor é qualquer ponto cuja temperatura esteja acima de 47 graus. Uma queimada tem vários focos de calor. Como se analisa isso? A persistência, o que está há mais de 72 horas mantendo aquele arco, é onde nós estamos combatendo. Desde o início da operação, combatemos mais de 7500 queimadas. A turma lá é danada, é um combate. O que quero deixar claro é que estamos fazendo a nossa parte”.
Neste contexto, o general acrescentou: “Muita gente pode pensar: ‘Não, o governo está de braços cruzados’. Não, não está. Vladimir, a área é enorme. Quando você tem muita gente cometendo ilegalidades, tem de ver o seguinte: no Rio de Janeiro, o pessoal controla a criminalidade no morro? Imagine em uma área de 5 milhões de quilômetros quadrados. Não basta a repressão pura e simples, temos de agir nas causas que levam a pessoa a tacar fogo naquele lugar, a invadir a área pública, tenho de combater essas causas. Do contrário, não vou vencer esta guerra”.
Ademais, ele salientou: “Nós temos uma matriz energética que não queima petróleo nem carvão, 87-88% da matriz é de energia limpa. Só somos responsáveis por 3% das emissões do Mundo. Nós não somos o vilão”.