O ministro Alexandre de Moraes mandou prender preventivamente o jornalista Oswaldo Eustáquio em um dos inquéritos que conduz em segredo no Supremo Tribunal Federal. Segundo a decisão do ministro, a ordem de prisão teria sido motivada pelo deslocamento do jornalista até o ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, enquanto se encontrava em prisão domiciliar. Segundo a defesa do jornalista, Oswaldo Eustáquio tinha solicitado e obtido autorização da autoridade competente para o deslocamento. A decretação da prisão preventiva do jornalista causou reações entre os cidadãos, que manifestaram sua indignação pelas redes sociais.
A deputada Bia Kicis compartilhou a notícia do jornalista Vitor Brown, que informava que a defesa de Oswaldo Eustáquio pediu ao STF a soltura do jornalista, com base no habeas corpus coletivo concedido pelo ministro Edson Fachin a detentos que pertencem a grupos de risco da Covid-19, alegando que Eustáquio é hipertenso. Bia Kicis disse: “Meu temor é que esse libera geral só valha pra bandido”.
O deputado federal Daniel Silveira afirmou: “Alexandre Torquemada de Moraes manda prender novamente o jornalista Oswaldo Eustáquio. Liberar criminosos de alto potencial ofensivo e mandar prender conservadores, virou prática "comum" da Nem Tão Suprema Corte”
O deputado Otoni de Paula asseverou: “Oswaldo Eustáquio teve sua prisão preventiva decretada pelo STF por ter ido à Esplanada dos Ministérios. É fácil prender quem não tem defesa (nem do governo que defende), difícil é prender bandidos que contratam os escritórios de advocacia ligados aos ministros da Suprema Corte”.
A escritora Claudia Wild disse: “Prender jornalista independente sem que haja crime ou sentença condenatória, é fácil. Quero ver prender os conspiradores da República, citados por Paulo Guedes. Aliás, eles serão investigados por “atos antidemocráticos ou tentativa de golpe”?”
O jornalista Allan dos Santos ironizou: “Se o Oswaldo Eustáquio fosse do PSOL, nada disso estaria acontecendo: ele teria um partido que age e políticos que não se calam. A Abraji estaria fazendo nota e o nome dele estaria em algum coletivo universitário”.
O investidor Leandro Ruschel criticou:: “Quando vi reportagem da Globo sobre a prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio, por crime de opinião, tratado pela emissora como um terr*****, me lembrei do tratamento que deram a Suzy, ass*** e es*** de uma criança de 9 anos, naquele quadro do Fantástico”.
O deputado estadual Márcio Gualberto afirmou: “É lamentável que o STF tenha mandado prender o JORNALISTA Oswaldo Eustáquio! Essa prisão é ilegal e imoral, típica de regimes antidemocráticos. Ministro, cadê a detenção das autoridades, com foro privilegiado, acusadas de desviarem milhões de reais dos cofres públicos?”
A jornalista Fernanda Salles indignou-se: “O que estão fazendo com o Oswaldo Eustáquio é criminoso!!! Os blogueiros e datilógrafos da mídia antiga estão soltando fogos pela prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio. Pessoas desprezíveis que jamais prezaram pela liberdade de expressão e imprensa”.
Roberto Jefferson, presidente do PTB, fez uma citação: “Você diz que não tem inimigos, é? Aí meu amigo, a bazófia é fraca. Aquele que se meteu na contenda do dever, a que o bravo se submete, certamente fez rivais! Se não fez nenhum, pequeno é o trabalho que fez. Você nunca transformou o errado em certo. Você foi um covarde na luta”.
No ensejo, Jefferson salientou a importância de o Senado Federal não se omitir: “Os senadores precisam eleger um novo presidente que coloque em votação os pedidos de impeachment dos ministros do STF. Os pedidos podem até não ser aprovados pela maioria, mas não dá pra sequer serem colocados em votação, como Alcolumbre fez durante toda a sua presidência. O Legislativo está encerrando seus trabalhos, e quando retornar, será para eleger um novo presidente, que se Deus quiser, não será do grupo do Nhonho. Que Deus permita que a Nhonhocracia esteja com os dias contados”.
Ademais, o presidente do PTB fez diversas críticas ao STF, prestou solidariedade a Oswaldo Eustáquio e comentou o relato realizado por Paulo Guedes:
“Bom dia meu amigo e guerreiro Osvaldo Eustáquio, Deus fará justiça. Os tiranos que o sufocam pagarão por isso. Tenha certeza. Eles pagarão pela tirania covarde.
Meu amigo Osvaldo Eustáquio, receba minha solidariedade. Você é vítima do arbítrio da ditadura do supremis. Resista, força, vamos tentar tirá-lo da masmorra.
O Supremis age à margem da Constituição e da Lei. É um grupelho para-estatal.
Só divirjo do meu amigo Osvaldo Eustáquio quando ele ataca a Ministra Damares. Ela é guerreira, cristã e patriota, vem fazendo excelente trabalho à frente do Ministério.
Para aqueles que sonham existe a fé. Para aqueles que confiam, existe Deus. Para aqueles que persistem, existe as vitórias. E toda vitória é Jesus.
O ministro Paulo Guedes disse que lá no início da pandemia, havia um cronograma para o impeachment de Bolsonaro, em uma trama que envolvia gente da Justiça, Rodrigo Maia, governadores etc. Foi isso que eu denunciei em abril. Na entrevista ao Oswaldo Eustáquio eu explodi a armação.
O que o ministro Guedes está falando agora, eu alertei naquela célebre entrevista de abril, que foi compartilhada até pelo presidente Bolsonaro. FHC, Maia, ministros do STF, governadores, uma turma armava o bote do impeachment. Quando levamos a público, os golpistas murcharam”.
Neste contexto, Jefferson citou um salmo: “Salmo 94: ADMOESTAÇÃO AOS JUÍZES INÍQUOS. Senhor, Deus Justiceiro. Levantai-vos , juiz da terra, castigai os soberbos como eles merecem. Os ministris supremis não escaparão do julgamento de Deus, nem da ira de seu Povo Soberano aqui na Terra”.
O jornalista Rafael Fontana ironizou, dizendo: “Status de Natal: - André do Rap: SOLTO. Oswaldo Eustáquio: PRESO”
Brunão Barreto, do Movimento Conservador, questionou: “Será que a prisão do Oswaldo Eustáquio foi no sentido de desencorajar um levante popular?”, acrescentando a hashtag #Dia22VaiSerGigante
O jornalista Silvio Grimaldo anunciou: “A Polícia Federal do ministro André Mendonça na casa de Oswaldo Eustáquio cumprindo mandado de prisão contra o jornalista, por ter saído de casa e ido até o Ministério dos Direitos Humanos sem autorização do Supremo Mandatário do País, Alexandre de Moraes. Confia no plano”.
Juarez Rodrigues disse: “Veja o tamanho da inversão de valores. O jornalista Oswaldo Eustáquio foi preso injustamente pelo ditador Alexandre de Moraes e vem sofrendo perseguição desse sujeito inacreditável. Enquanto o Oswaldo foi preso por desobedecer ordem de tirano, o condenado Mula foi pra Cuba que pariu”.