Em pronunciamento ao vivo, o presidente Jair Bolsonaro assinalou que vetará projeto que permite a compra de terras por estrangeiros caso este seja aprovado na Câmara dos Deputados. Para o chefe de Estado, o projeto, que já foi aprovado no Senado, evidencia que “falta patriotismo” no Brasil.
O presidente explicou: “Venda de terras para estrangeiros. Tem uma série de limitações, cada país pode comprar até 10% do município. Qual país você acha que vai começar a comprar terras aqui se isso for aprovado na Câmara? Ele nunca mais vai revender para ninguém, vai ser território dele”.
Ele advertiu para os riscos à soberania do Brasil: “Tem município enorme, a área dele é do tamanho de algum estado, uma coisa enorme. São 40%, mas tem uma jogada que cai para 10, mais ou menos. Se você pega 3 municípios que fazem divisa. Se, naquela divisa, o mesmo país comprar 10% dos 3 municípios, vai ter um tamanho do estado do Rio de Janeiro. Vai ser a área privada dele, não vai ter fiscalização. Ele sabe, de uma forma ou de outra, o que tem no subsolo. E passou no Senado”.
Dessa forma, ele anunciou qual será sua postura: “Se a Câmara aprovar, tem um veto meu e o Congresso vai derrubar ou não o veto. Falta patriotismo para nós. Não podemos permitir que o Brasil seja comprado. Não se vê isso em outros países. É lamentável”.