O presidente Jair Bolsonaro publicou, pelas redes sociais, uma resposta à narrativa de que “outros países estão vacinando” e o Brasil não teria seringas para promover a vacinação. Bolsonaro disse:
- O Brasil consome 300 milhões de seringas por ano. Também somos um dos maiores fabricantes desse material.
- Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam e o MS suspendeu a compra até que os preços voltem à normalidade.
- Estados e municípios têm estoques de seringas para o início das vacinações, já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande.
- Por volta de 44 países estão vacinando, contudo a Pfizer vendeu para muitos desses, apenas 10.000 doses. Daí a falácia da mídia como se estivessem vacinando toda a população.
- Na tabela abaixo, o percentual de vacinados em alguns países até a data de 04/janeiro/2021:- China............. 0,31%- Rússia........... 0,55%- Reino Unido.. 1,39%- EUA .............. 1,28%- Canadá.......... 0,30%- Itália.............. 0,19%- Chile.............. 0,05%- México.......... 0,02%- Alemanha..... 0,29%- Argentina ..... 0,07%- Brasil .............0,00%- Holanda ....... 0,00%- Japão .......... 0,00%
O presidente também publicou uma tabela que mostra o percentual da população que já foi vacinado nos países que iniciaram. O país com maior porcentagem vacinada é o Reino Unido, com 1,39% da população, seguido dos Estados Unidos, com 1,28%. Os outros países na tabela vacinaram menos de 1% de suas populações.
Pela manhã, o presidente conversou com cidadãos que o aguardavam na saída do palácio do Alvorada, quando também mencionou o assunto. Bolsonaro disse: “Essa imprensa sem-vergonha vive falando que nós estamos atrasados. Vários países compraram 10 mil doses de vacina. Pronto: esses países estão aplicando e nós não. Só que tem que ter responsabilidade. Tem uma tal de Anvisa e a imprensa não toca no assunto. Tem que passar por lá!”.