quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Bolsonaro rebate ‘falácia da mídia’ sobre vacinação em outros países


O presidente Jair Bolsonaro publicou, pelas redes sociais, uma resposta à narrativa de que “outros países estão vacinando” e o Brasil não teria seringas para promover a vacinação. Bolsonaro disse: 

- O Brasil consome 300 milhões de seringas por ano. Também somos um dos maiores fabricantes desse material.

- Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam e o MS suspendeu a compra até que os preços voltem à normalidade.

- Estados e municípios têm estoques de seringas para o início das vacinações, já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande.

- Por volta de 44 países estão vacinando, contudo a Pfizer vendeu para muitos desses, apenas 10.000 doses. Daí a falácia da mídia  como se estivessem vacinando toda a população.

- Na tabela abaixo, o percentual de vacinados em alguns países até a data de 04/janeiro/2021:
- China............. 0,31%
- Rússia........... 0,55%
- Reino Unido.. 1,39%
- EUA .............. 1,28%
- Canadá.......... 0,30%
- Itália.............. 0,19%
- Chile.............. 0,05%
- México.......... 0,02%
- Alemanha..... 0,29%
- Argentina ..... 0,07%
- Brasil .............0,00%
- Holanda ....... 0,00%
- Japão .......... 0,00%

O presidente também publicou uma tabela que mostra o percentual da população que já foi vacinado nos países que iniciaram. O país com maior porcentagem vacinada é o Reino Unido, com 1,39% da população, seguido dos Estados Unidos, com 1,28%. Os outros países na tabela vacinaram menos de 1% de suas populações. 

Pela manhã, o presidente conversou com cidadãos que o aguardavam na saída do palácio do Alvorada, quando também mencionou o assunto. Bolsonaro disse: “Essa imprensa sem-vergonha vive falando que nós estamos atrasados. Vários países compraram 10 mil doses de vacina. Pronto: esses países estão aplicando e nós não. Só que tem que ter responsabilidade. Tem uma tal de Anvisa e a imprensa não toca no assunto. Tem que passar por lá!”. 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...