quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Bolsonaro responde sobre intervenção no Amazonas e velha imprensa e entrega obras no Nordeste


O presidente Jair Bolsonaro anunciou que está “a caminho da divisa Sergipe/Alagoas junto ao Ministro Tarcísio. Abrir ao tráfego ponte sobre o São Francisco nas obras de duplicação da BR-101/Nordeste. Estrutura aguardava desde 2017 construção das vias de acesso. Obra retomada em 2019 e, enfim, sendo entregue”.

Ao conversar com cidadãos na volta ao palácio do Alvorada na tarde de ontem, o presidente Jair Bolsonaro foi abordado por um amazonense que pediu ajuda para seu estado. Bolsonaro disse: “Na questão de saúde, demos dinheiro, recursos e meios. Não fomos oficiados por ninguém do estado na questão do oxigênio. Foi naquela sexta-feira a White Martins, e na segunda-feira estava lá o ministro. Atualmente, está equalizada a questão do oxigênio lá. Agora, lá no estado tem que ter gente para prever quando vai faltar uma coisa ou não para tomar uma providência. Nós aqui fomos além daquilo que nós somos obrigados a fazer”. O presidente lembrou que as Forças Armadas agiram prontamente para socorrer um estado, e mencionou que as estradas do Amazonas foram abandonadas devido à ação de grupos ambientalistas. 

Bolsonaro mencionou os factoides impulsionados pela velha imprensa para desgastar sua imagem, afirmando que hoje, às 18h30, dará uma entrevista juntamente com o ministro da CGU, Wagner Rosário, para falar sobre as compras de alimentos do governo federal. O presidente disse: “A alimentação comprada pelo governo, não pelo PR, para alimentar 370 mil homens, gente do ME, hospitais universitários, gente que tá agregada lá no ministério da Cidadania... É uma infinidade, são centenas de milhares de pessoas que a gente alimenta. O dinheiro não é para mim, não. Mesmo que eu tome 500 latas de leite condensado por hora, não daria conta do recado”.

O presidente mencionou outros factóides criados pela velha imprensa: “Primeiro me acusaram de não ter seringa e agulha. Tem sobrando. Não tem problema. Até Manaus, se não me engano, produz alguns milhões por mês de seringas e agulhas. Depois, a questão de insumos. A TV Globo disse que eu não tinha mais relacionamento com a China e com a Índia. Ontem fui ao dia do aniversário da República da Índia, e fui muito bem tratado, afinal de contas, ano passado eu estive lá. Então, a gente não tem problema. Tem problema burocrático,  zero problema político”

Questionado sobre a probabilidade de uma intervenção federal no estado do Amazonas, na área da saúde, Bolsonaro disse: “Eu não vou tomar a iniciativa. Primeiro, o governo do estado que tem que nos comunicar nesse sentido, pedindo. A gente analisa e vê se intervém ou não”. Um cidadão disse que o governador “fechou o estado e alugou um jatinho de 9 milhões”, e Bolsonaro respondeu ironizando: “O de São Paulo fechou e foi pra Miami”. 

Falando sobre as medidas impostas por governadores, Bolsonaro relatou: “Fui procurado hoje pelo representante dos trabalhadores de hotéis e restaurantes. Com as medidas de SP, de fechar nos dias úteis a partir das oito horas, e sábado e domingo fechar por completo, vai levar a mais de um milhão de desempregados. Em BH é a mesma coisa - o prefeito está batendo no peito e dizendo “aqui quem manda sou eu, o ditador sou eu”. Também é a mesma coisa. Então, essa destruição de empregos continua. Fomos na Economia tratar desse assunto hoje. Em parte já está sendo resolvido, mas essa política de fechar, eu pergunto: até quando? Esse vírus, queiram ou não, e a gente lamenta os mortos, mas a gente vai conviver com ele a vida toda. Não é fechando tudo… muita gente não tem o que comer. Vai falar pra um garçom, um entregador de pizza, que não tem o que fazer nos próximos 15, 30 ou 45 dias? Ele entra em desespero. Tem família, não tem a geladeira cheia, a grande maioria não tem sequer uma poupança, vai viver do quê. Então é uma irresponsabilidade, medidas que não deram certo no passado e continua insistindo com elas”. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...