sábado, 30 de janeiro de 2021

Bolsonaro retruca inquérito aberto no STF contra Pazuello, aborda Maia, privatizações, Banco do Brasil e ministérios


O presidente Jair Bolsonaro conversou com jornalistas da velha imprensa ao sair de uma loja de motos em Brasília. No que tange às eleições para a Presidência da Câmara, Bolsonaro assestou: “Para segunda-feira, creio que o Arthur Lira deve ganhar, mas quem vai eleger é o Parlamento, é quem vai decidir. Sou simpático a Arthur Lira e ao candidato ao Senado Rodrigo Pacheco. O que queremos das mesas é discutir e botar em pauta. Se ganhar ou não, respeitamos a decisão do parlamento”.

Neste contexto, ele respondeu a respeito de projetos aos quais pretende dar andamento com a nova presidência da Câmara dos Deputados: “Tem várias pautas. Privatização da Eletrobras, privatização dos Correios, a regularização fundiária é muito importante para a gente. Sobre a China, não tem nada acertado sobre o 5G ainda. O Fábio Faria fará viagens, ficará uma semana fora visitando vários países. Vamos discutir qual apresentará a melhor proposta para nós, que possa nos atender. Nós vamos conversar com todo mundo. Precipita-se quem acha que estamos negociando o 5G em troca disso ou daquilo. Não existe negociação. Entre os países, existem interesses. Respeitamos os interesses deles, temos os nossos. O Brasil mudou nessa questão, nesse relacionamento, nessa política externa”.

Dessa forma, Bolsonaro sintetizou: “Mudamos bastante. Estamos fazendo, no meu entender, a coisa certa, tendo à frente o nosso ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo”.

O chefe de Estado rebateu, ainda, especulações e ilações a respeito de possíveis mudanças de ministros: “Sobre a reforma ministerial, não existe nada. Só tem uma vaga aberta, você sabe qual é, é a Secretaria Geral, está lá o Pedro. Ele está como interino, então, o que pode acontecer é alguém de um ministério vir para a vaga do Pedro, abrir para uma vaga para o lado de lá, ou o Pedro ser efetivado. Não tem nada além disso aí. Quem está jogando que vai ter reforma está sendo, está dando palpite, como todas, é só olhar, todos os meses, toda semana, a imprensa troca um ministro meu”.

No ensejo, ele elogiou membros de sua equipe: “O Onyx volta, eu conheço ele há muito tempo, me ajudou muito, acredito no trabalho dele. Eu chamo o Onyx de coringa. Ele está pronto para ir para qualquer ministério. Não tem recriação de ministério. Eu elogiei os três secretários que fazem um brilhante trabalho. Vocês poderiam prestar um grande serviço à nação conversando com Jorge Seif na pesca, conversando na ponta da linha com os pescadores do Brasil. É um trabalho excepcional dele”

Nesta esteira, o mandatário retrucou aqueles que distorceram suas recentes declarações no que concerne aos seus ministérios: “Tem o Frias na Cultura, é um trabalho excepcional. E também o Marcelo Negão, meu irmão. Está revolucionando o esporte brasileiro depois de 17 anos, estamos reeditando os JEBs, jogos estudantis brasileiros no Rio de Janeiro. É um trabalho excepcional. O elogio que dei para eles está no trabalho que eles fazem. Eles mereciam ser ministros. Não é criar ministérios, como deram a entender, para negociar com quem quer que seja. Não está previsto, não é fácil criar ministérios, é uma burocracia, despesas, não está previsto. Vocês estão acompanhando o que está acontecendo no esporte no Brasil? Muitos atletas de ponta foram revelados no JEBs. Tem muitos talentos perdidos no Brasil que precisam ser trabalhados, lapidados, apresentados ao mundo do esporte”.

Bolsonaro também foi enfático ao abordar polêmica envolvendo o Banco do Brasil e desabafou a respeito da postura tendenciosa da velha mídia: “Tenho conversado com o Ernesto Araújo e decido em cima do que o Ernesto me diz. Sobre o Banco do Brasil, eu sou o maior acionista, não sabia que eu era tão rico assim. Eu tenho de tomar conhecimento. Não posso saber das decisões de qualquer órgão, qualquer ministério, pela mídia. Não posso ser o último a saber, não posso ser surpreendido. A Caixa Econômica tem o seu lado social muito forte o Banco do Brasil também. Pega uma cidade no Brasil que só tem 3 mil habitantes. Muitas vezes, só tem um Banco do Brasil lá. Tem que ter o lado social no tocante a isso, tem o enxugamento que eles querem fazer. Eu não interfiro, estão loucos para meter um processo contra mim por interferência. Deixo bem claro: qualquer ministro, presidente de banco, de estatal, eu que ponho e eu que demito. Não tenho de dar satisfação para ninguém. Recebi do povo para trabalhar dessa maneira. Se ocorre algo errado e não faço nada, me chamam de omisso. Se quero resolver, estou interferindo. É difícil conversar com vocês da imprensa”.

No ensejo, ele abordou a abertura de inquérito contra o General Pazuello, ministro da Saúde: “É um trabalho excepcional o do Pazuello, é um tremendo gestor. A investigação, pequenos partidos de esquerda procuram o STF para tudo. Pode investigar o Pazuello, não tem problema nenhum. Não há omissão. Trabalha de domingo a domingo, eu duvido que, com outra pessoa, teria tido a resposta que ele está dando. Manaus, Amazonas: mandou R$9 bilhões para lá. Não é competência nossa levar, nem atribuição nossa levar oxigênio para lá. Damos os meios. Agora, nós, quando ele ficou sabendo, em uma sexta-feira, do problema de oxigênio, na segunda-feira, em Manaus. Na terça, programou tudo e, na quarta, já começaram a chegar os cilindros de oxigênio. Aviões da Força Aérea, vindo de balsa. Logo depois, ele começou, também, a transportar o pessoal doente que não tinha leito em Manaus, para outras capitais das redondezas, em especial os hospitais universitários”

Ele acrescentou: “Ele faz tudo que é possível, agora, uma investigação como essa, a gente não tem nada a temer”. 

Ademais, o presidente rebateu um jornalista: “Cara, eu conheço você. As suas perguntas são sempre hipócritas, hipócritas. Tem a sua cara. É para o estado, ele tem que prover isso. Você acha que se está faltando band-aid em algum lugar, eu que tenho que tomar conhecimento e tomar providências?”


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...