sábado, 9 de janeiro de 2021

Senadores Lasier e Girão mostram omissão do Senado em relação ao STF e apontam importância da eleição do novo presidente da Casa


Durante live promovida pela União dos Advogados do Brasil (UNAB) para discutir o arquivamento dos pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, os senadores Eduardo Girão e Lasier Martins expuseram a importância da ação do Senado como a Casa Legislativa que tem o poder de controlar atos de ministros da Suprema Corte. 

Em suas exposições iniciais, os senadores enfatizaram que o Senado vem sendo omisso no seu papel no sistema de freios e contrapesos, assim como a necessidade de eleger um novo presidente do Senado que não concentre os poderes como fez Davi Alcolumbre. 

O senador Eduardo Girão apontou: “O momento que a gente vive é emblemático. O senado federal não está próximo da população brasileira, está apartado do nosso povo, e eu digo até que o povo tem legitimidade. Quem acompanha a política tem razão em não estar vendo com bons olhos o que o Senado tem feito ultimamente. É tratoramento por cima de tratoramento, desrespeito em cima de desrespeito”. 

O senador Lasier Martins enfatizou a importância de conscientizar a população “para que tomem conhecimento dos discricionarismos e das ilegalidades que vêm ocorrendo atualmente e, de uma forma muito particular, pelo presidente do Senado que está terminando seu mandato, e alguns ministros do Supremo Tribunal Federal”. Lasier exemplificou com a reunião ocorrida na casa da ministra Carmen Lucia, do STF, para debater a eleição para a presidência do Senado, lembrando que a lei do impeachment explicita a proibição de um ministro do Supremo exercer atividade político-partidária. 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...