O presidente Jair Bolsonaro recebeu, nesta tarde, o presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pou, em visita ao País. Em declaração à imprensa, o presidente disse:
“Conversamos muitas coisas na informalidade, mas, algumas coisas, obviamente, tratamos. O Uruguai é um país importante, integra o Mercosul. Conversamos sobre a possibilidade de flexibilizar negócios, tratamos de infraestrutura e energia”.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou dois projetos que revitalizarão a integração logística entre o Brasil e o Uruguai: dragagem da Lagoa Mirim, que irá viabilizará a Hidrovia do Mercosul, e a Ponte do Jaguarão. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, destacou a integração energética entre os países.
Bolsonaro anunciou, ademais, que foi tratada a possibilidade de uma reunião entre quatro presidentes do Mercosul. Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, pontuou: “Essa reunião mostra a nossa irmandade e a relação entre os dois países”.
O presidente do Uruguai, por seu turno, destacou: “Volto ao Uruguai muito contente, muito satisfeito (...). Pertencemos ao Mercosul, já vamos completar 30 anos e, como em toda associação, temos que rever os objetivos. Há a possibilidade de avançar na hidrovia do rio Uruguai, que beneficiará o Uruguai, a Argentina, e a região Sul do Brasil. Volto ao meu país com a notícia de que debatemos uma enorme quantidade de temas e mostrando a boa relação e comunhão de objetivos, pelo que fico muito grato”.
No ensejo, o presidente Jair Bolsonaro salientou: “Estou muito honrado de receber essa ilustre visita, parabéns ao ministro Ernesto Araújo”.