terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Bolsonaro reage a Macron, presidente da França, alfineta Globo e aborda relação com Biden, dos EUA


Em transmissão ao vivo, o presidente Jair Bolsonaro abordou “fofocas” da velha imprensa a respeito de supostas alterações ministeriais, versou sobre as relações com a França e os EUA, retrucou Emmanuel Macron, defendeu o Brasil no que concerne a polêmicas ambientais e ressaltou a soberania brasileira sobre a Amazônia.

O chefe de Estado desabafou: “Você pega uns colunistas que é só fofoca o tempo todo, só sacan****, o tempo todo demitem um ministro meu. Trocaram o Ernesto Araújo, estão dizendo que vou trocar os ministros militares. Já trocaram o Ernesto várias vezes. Se preciso de algo, ligo para ele e ele resolve. Ele tem um bom relacionamento. Teve uma grande rede de televisão que falou que temos um problema com Índia e China e, dias depois, chegaram as vacinas aqui. Eu fui escolhido, no início do ano passado, como convidado de honra no Dia da República da Índia. Precisávamos de insumos para outros medicamentos e abriram exceção para o Brasil”.

Dessa forma, ele ressaltou que está fazendo o possível para manter boas relações com os EUA sob a administração de Biden: “Quanto aos Estados Unidos, enviei uma carta para Joe Biden quando acabou e não tinha mais como recorrer. No passado, o FHC também reconheceu lá na frente. Nossa relação é de pragmatismo. Espero ter um bom relacionamento com Joe Biden”.

Outrossim, Bolsonaro foi categórico ao rebater Macron: “A França falou, por esses dias, para não comprar nossa soja porque estamos desmatando a Amazônia. Na Amazônia, ninguém planta soja; na Bacia Amazônia, ninguém planta nada (...). A gente pergunta para o Macron, da França, o que é mata ciliar, o que é área de proteção ambiental e ele não sabe nada. Ele diz para não comprar do Brasil, comprar da França, mas o que a França produz equivale a ⅓ do que uma cidade do Mato Grosso produz. Nós temos mais de 20 milhões de brasileiros na Amazônia, não podem ficar sobre essa terra rica sem poder se beneficiar (...). Nossa Região Amazônica é maior que a Europa Ocidental, equivale a mais de 10 países”.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...