sábado, 6 de março de 2021

Deputados, jornalistas e advogados se pronunciam sobre pedido de prisão de Danilo Gentili e ato de Moraes, do STF


A Câmara dos Deputados pediu a prisão do humorista Danilo Gentili após este incitar, pelas redes sociais, pessoas a usarem de violência contra deputados para impedir a votação de uma PEC. O pedido, baseado na Lei de Segurança Nacional, foi enviado ao Supremo Tribunal Federal, onde o presidente da Corte, Luiz Fux, viu semelhanças com os inquéritos conduzidos por Alexandre de Moraes, e enviou o caso ao ministro. Moraes, por sua vez, enviou o pedido à Procuradoria-Geral da República para que se manifeste. 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro comentou: “Embora Danilo Gentili defenda inqúerito ilegal para perseguir bolsonaristas e tenha se calado sobre Daniel Silveira, sou contra sua prisão. Todos devem ter liberdade de expressão e já há na lei mecanismos de reparação para casos de injúria como este”.

O deputado federal Sargento Fahur explicou ao humorista: “Danilo Gentili, a ideia inicial dessa PEC até era boa, mas depois descambou pra blindar bandidos. Não vejo motivo algum pra te prenderem, da mesma forma que a prisão do Daniel Silveira é absurda”.

O jornalista Rodrigo Constantino afirmou: 

“Ele não anda merecendo pois virou lacrador e passou até a me atacar, mas vou defendê-lo mesmo assim, por princípios: é absurdo pedir a prisão do humorista por ter se excedido no Twitter. O Brasil está ficando BEM estranho. Mas vocês abriram a porteira, né? Gabinete do ódio e tal…

Danilo Gentili não é um bolsonarista, cruzes! Ele é "liberal" limpinho. Ele nunca pediria o fechamento do STF ou do Congresso, por exemplo. Ele quer só que uma turba revoltada distribua uns sopapos na cara de cada deputado, mais nada, nada demais. É o "ódio do bem”. E olha que o deputado Daniel Silveira tem IMUNIDADE PARLAMENTAR, coisa que humorista não tem..."

A campeã de vôlei e comentarista Ana Paula Henkel alertou: “Muitos fizeram vista grossa e até aplaudiram inquéritos e prisões fora das premissas institucionais e constitucionais quando aplicados a inimigos e desafetos. Mas o autoritarismo que fingiram não ver é implacável, ele vai bater na porta de todos. Absurdo”. 

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, questionou: 

Se Daniel Silveira foi preso por fazer duras críticas ao STF, se Sara Winter foi presa por dizer que sairia no tapa com Alexandre, então não deveria surpreender a Câmara pedir a prisão de Danilo Gentili por incentivar agressão a deputados. Pau que dá em Chico não dá em Gentili?

Alexandre Moraes, após receber representação da Câmara contra Danilo Gentili, por pedir que a população "socasse deputados", disse que o apresentador "não tem foro no STF". 

Oswaldo Eustáquio também não tinha. Sara Winter também não tinha. Ah, Gentili não criticou o STF. É isso”.

Danilo Gentili apagou sua manifestação e desculpou-se, afirmando: “Eu fiz um tuíte que foi alvo de justas críticas por alguns deputados. Quem me segue sabe que sempre defendi as instituições. Aliás, minha briga com bolsonaristas foi justamente pelo fato de eu ser contrário aos pedidos criminosos de fechamento do STF e do Congresso”.  

Henrique Olliveira, cofundador do Movimento Brasil Conservador, rebateu o humorista: 

“1) Os bolsonaristas alvos dos inquéritos NUNCA pediram fechamento do Congresso ou STF

2) Ainda que tivessem feito, NÃO EXISTE crime de opinião

3) Crime é incitar a invasão e agressão a Deputados

MAS, mesmo com sua narrativa canalha pra se defender, é absurdo pensar em prisão”.

Em seguida, ele complementou:

1) Não defendo a prisão de DANILO GENTILI assim como qualquer abuso do STF

2) Ele foi bem CRETINO ao colocar ‘bolsonaristas’ no meio da história (a impressão foi de ‘olha, sou contra BOLSONARO, sou amigo de vocês e tal’)

E uma coisa é certa:

DANILO ARREGOU BONITO! ARREGÃO!”.

O jornalista Rodrigo Constantino também comentou: “Arregou. E ainda botou a culpa no bolsonarismo! Mas vem cá: o deputado bolsonarista também pediu desculpas. Isso serve ou no caso dele não? 

Espero que esse caso com o humorista Danilo Gentili  sirva de lição para os "radicais de centro", os "liberais" de ocasião, que passam pano para arbitrariedades do STF só porque os alvos são bolsonaristas, HOJE. Amanhã poderá ser qualquer um. Eis o ponto!”.

O lutador e empresário Igor Araújo afirmou: “A prisão do deputado foi para calar os políticos, e se acontecer a prisão do Danilo Gentili, essa será para calar todos os brasileiros. É o fim da liberdade de expressão. O STF vai conseguir impor a sua ditadura”.

A vereadora Gabriela Rodart ironizou: “Que arregada mais linda, meu senhor! Risos É isso que acontece quando relativizamos a liberdade. Uma hora chega em você”.

O escritor e sociólogo Eduardo Matos de Alencar lamentou: “O Danilo Gentili poderia ter usado sua posição para atacar a Lei de Segurança Nacional, dispositivo que permite que ele e outras pessoas sejam enquadradas por crimes de opinião. Em vez disso, apelou para apontar o dedo e dizer que criminosos de opinião são os outros”.

A gestora em marketing Lu Sapori o rebateu: “Arregou,né? Sentiu o que é não mais liberdade! Quando foi com o que você chama de “bolsominion”, você aplaudiu, riu. Mas é assim, primeiro leva seus vizinhos e depois leva você”.

O perfil Demagogia do Oprimido ironizou o pedido de desculpas de Gentili: “Eu sou contra o Bolsonaro, não me prende eu não, meu senhô”.

O deputado federal Filipe Barros afirmou: “O requerido Danilo Gentili Júnior não possui prerrogativa de foro perante o STF”, disse Alexandre de Moraes em despacho encaminhado ao PGR solicitando parecer. Pois então. Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio, Sara Winter e outros tantos também não tinham”.

O ex-ministro Abraham Weintraub disse: “Não concordo com o Danilo Gentili! Porém, sou contra sua prisão! Falou bobagem? Sim! Os ofendidos que o processem. Defendo a LIBERDADE de expressão! Do Daniel, do Eustáquio, da esquerda, de todos. Ou TODOS têm LIBERDADE”.

Pouco depois, Weintraub relatou: “Fui bloqueado pelo Danilo Gentili. Não fiz piada com sua situação, ao contrário, defendi sua LIBERDADE. Ele tem a "pele muito sensível" para quem exige dos outros tolerância total de seus comentários. Continuo sendo contra sua prisão! Porém, que coisa babaca”.

Carla Zambelli rebateu após Danilo Gentili publicar um vídeo, dizendo: “Eu defendi você, Danilo Gentili. E quanto a essa pergunta, foi respondida em todos os pontos. Deixa de ser ridículo”.

O deputado Marco Feliciano disse: “A procuradoria da Câmara dos Deputados pediu ao STF a prisão de Danilo Gentili por causa de publicações do comediante em redes sociais, incitando agressão contra os deputados. Como defensor da liberdade de expressão, sou contra, mas quero ver como o STF irá reagir”.

O perfil MegTrump afirmou: “Danilo Gentili está sendo vítima da perseguição que um dia ele aplaudiu”.

A internauta Teresinha Lopes ironizou: “Oh! Alexandre de Moraes! Os presos dos atos antidemocráticos (tb o caso Gentili) não têm foro privilegiado! Deviam ser encaminhados ao MP como o Gentili, não é mesmo?”

A jurista Janaina Paschoal comentou: 

“Quando a Câmara dos Deputados pede a prisão de Danilo Gentili, age mais de forma política que jurídica. Parece querer constranger o STF, na medida em que um Deputado Federal foi preso por situação, ao ver da Câmara, correlata.

Mas a verdade é que a Câmara teve a chance de mudar a sorte do Deputado e não mudou. Preferiu fazer um gesto ao STF e, depois, usar o caso do colega para impor uma PEC vergonhosa, sob todos os aspectos. Criticada por referida PEC, buscou calar a boca de quem vive da ironia.

Não há nenhum elemento jurídico para prender Danilo Gentili. Uma tal atrocidade fará duvidar estarmos em uma real democracia”.

Bárbara, do canal TeAtualizei, lembrou: 

“Sara Winter e Oswaldo Eustáquio também não tinham foro perante o supremo. A lei depende muito sobre quem é o réu a se apresentar. Deputado do Avante pede a prisão de Danilo Gentili por twitte em que ele sugere a seus seguidores "invadir congresso e socar os deputados" a respeito da pec da impunidade.

Apesar de discordar do Danilo em praticamente tudo, para mim, fica claro que a porteira foi aberta com o caso do Daniel. 

O nosso problema é que somos moralmente corretos. Vemos o caso do Danilo Gentili e nos tornamos solidários. Porém, quando é com a gente, os que defendemos em nome da razão, são os primeiros a botar no nosso traseiro por pura discordância política. 

Se ele arregou, fez bem. Daniel tá aí pra mostrar que pra ser preso basta estar livre. Crime tipificado é só um detalhe”.

O internauta Marcello Neves questionou: “O homem que incitou a morte do Presidente Bolsonaro já está solto, ficou menos de 48hs na cadeia. E o Deputado Daniel Silveira, quando será solto?”

Renato Barros, do canal Questione-se, afirmou: "Alexandre está contra a parede. A câmara, Fux e o próprio Gentili “lascaram” com ele. Ele é quem vai analisar o pedido de prisão da câmara contra Danilo Gentili. Se ele mandar prender, perderá o apoio dos isentões. Se ele não prender, mostrará claramente sua perseguição".

Paula Marisa, especialista em educação, palestrante e comentarista política, disse: “Eu não tenho culpa se o Danilo Gentili é burro o suficiente pra aplaudir a censura nas redes sociais. Ele achou que não ia chegar nele? Agora aguenta o tubarão que VOCÊ ajudou a alimentar. Danilo Gentili está provando do seu próprio veneno”.

O youtuber Kim D. Paim afirmou: "A situação é a seguinte: Não é que o Danilo Gentili nunca defendeu a direita das perseguições, ele na verdade foi um dos principais perseguidores. Em sua última ida ao pânico na semana passada falou que iria fazer um documentário sobre o gabinete do ódio. Te vira Pica Sonsa".

O internauta Smith Hays disse: "Não desejo o mal a ninguém. Mas creio na colheita da plantação. Danilo Gentili ficou plantando narrativa falsa de gabinete do ódio o tempo todo, dizendo que os apoiadores do presidente eram "ditatoriais". Agora corre o risco de ser preso. Quero que se lasque pra lá. FDP".

O consultor internacional Julio Schneider disse: “Danilo Gentili fala em socar deputados e ação pede providência ao STF. Vamos ver se o pau que bate em Chico é o mesmo que bate em Francisco”. 

O deputado federal Otoni de Paula disse: “O mais novo arregão do Brasil: Danilo Gentili opina e fica com medinho”. Na Câmara, o Deputado disse: “Danilo Gentili, depois de incentivar entrarem nesta Casa e esbofetear deputados aqui nesta Casa, arregou. É. Arregou. Ficou com medo de ser preso. (...) Parabéns, presidente Arthur Lira, que em nenhum momento deixou de defender esta Casa desse valentão do Danilo Gentili, que agora se tornou o maior arregador do Brasil. Arregou”. 

O deputado também lembrou: “Infelizmente o dep Daniel Silveira acreditou em um "acordo" para ser solto pelo STF. Bastava pedir desculpas, reconhecer que errou, que na semana seguinte ele estaria em liberdade. Silveira esqueceu, que não se faz acordo com o diabo esperando que ele cumpra a parte dele”.

O internauta Ismael Almeida alertou: “Os que aplaudiram o monstro criado pelo STF, também estão sendo engolidos por ele.  Não é porque discordo do que fala o Gentili, que vou aplaudir esse arbítrio contra ele. E é isso que nos diferencia da súcia do outro lado. Por eles, estaríamos todos num paredão”.

Peter Jordan, do canal Ei Nerd, revoltou-se: “Danilo Gentili fez um tweet simplesmente sendo a voz de qualquer brasileiro indignado com a pec da impunidade (the purge da política) e os politicos querem PRENDER o cara! PRENDER??? Deviam SE PRENDER uns aos outros!”

O perfil Sergei Prokofiev lembrou: “Eu nunca vi esses 'bolsonaristas' que pedem 'fechamento do Congresso e do STF', que o Gentili vive mencionando. No entanto, quem pediu para que "socassem" deputados foi o próprio Gentili. E, não, eu não defendo que ele seja preso. Já ele, tenta se safar acusando 'bolsonaristas'”. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...