segunda-feira, 8 de março de 2021

Ministro Edson Fachin anula condenações de Lula e gera reação de cidadãos e parlamentares


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, em decisão monocrática, anulou as condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato. O ministro ordenou que os casos sejam reiniciados na Justiça Federal do Distrito Federal. A decisão revoltou os brasileiros, que expressaram sua surpresa pelas redes sociais. 

A jurista Janaína Paschoal afirmou: “Com todo respeito ao Ministro Fachin, em quase 30 anos de estudo do Direito, eu nunca vi, em sede de Embargos de Declaração, uma decisão com tanto impacto no mérito! Não houve a anulação apenas de uma ação penal, mas de quatro! Ademais, na decisão, o próprio Ministro afirma que herdou os feitos do Min. Teori, em 19/01/17. Ora, só depois de 4 anos, foi possível notar a alegada incompetência!? Independentemente de questões políticas, se essa decisão for mantida pelo Pleno, será difícil crer na Justiça!”

O deputado José Medeiros ironizou: “Ministro Fachin mama em onça, é muita coragem”.

Edson Salomão, presidente do Movimento Conservador, afirmou: “Espero que a esse ponto todos estejam cientes de quem é o inimigo: a instituição que faz presos políticos enquanto inocenta bandidos”. 

O deputado Bibo Nunes disse: “Revoltante!! Fachin anula condenações de Lula e torna o ex-presidiário elegível para 2022”.

O deputado General Girão afirmou: “Uma vergonha de nível internacional. Cabe ao Senado Federal, convocar o ministro Fachin, para explicar a motivação que anula as decisões que cassaram os direitos políticos de um condenado / ex-presidiário”.

O deputado Paulo Martins lamentou: “A decisão de Fachin coloca Lula no jogo e o Brasil no lixo. Não é possível levar a sério ou mesmo vislumbrar um futuro para um país que tenha a estabilidade jurídica de uma biruta de aeroporto. Que Deus tenha misericórdia desta nação”.

Deputado Marco Feliciano afirmou: “Ontem eu avisei!!!”, mencionando tweet em que disse: “Olha aí, a mídia tentando ressuscitar o Lula. Entenderam o porquê dos ataques ao presidente Bolsonaro??? A quadrilha tem um plano. A quadrilha tem um método. Próximo passo: anulação da sentença no STF.  Eles tramam e quem se dana é você!”. O deputado acrescentou: “Fachin se fez de morto 4 anos para dar a estocada na hora certa! Pobre Brasil! Ao contrário de muitos que disseram que iam matar no peito e não entregaram a fatura, parece que um cumpriu o acordo. Pagou a conta....”

O jornalista Rodrigo Constantino disse: 

E para a surpresa de ZERO pessoas, o ministro defensor do MST, eleitor de Dilma e que chegou a lamentar a ausência de Lula nas urnas em 2018 resolveu dar aquela ajudinha ao companheiro…

Os institutos de pesquisa e a mídia consideram cenários com Lula na disputa não é por acaso, e tampouco causa qualquer espanto o fato de ele estar inelegível - até hoje. Todos já trabalhavam com a hipótese predominante de anularem as condenações e permitirem a candidatura. Circo!

Dito isso: ao se esforçar para permitir a candidatura do bandido Lula, o STF acaba sendo o melhor cabo eleitoral de Bolsonaro.

O "sistema", dominado pela esquerda, sabe muito bem que isso ajuda Bolsonaro. Daí o cuidado com o possível golpe em curso: tentam inviabilizar sua candidatura com algum pretexto absurdo qualquer, e um tucano se apresenta como o anti-Lula, uma piada de mau gosto.

Era fachin acertar que Lula seria ajudado pelos companheiros supremos…

O grande mistério, do ponto de vista sociológico, é não eclodir uma revolução no Brasil contra o sistema. A tese antropológica do "pacato cidadão" ganha força com o passar do tempo. E eu sempre a condenei. Mea culpa.

O Brasil cansa. Ou melhor: exaspera!

No jogo de xadrez (trapaceado como o da foca) que o "mecanismo" vem jogando, não duvidaria de mais uma jogada ousada para testar os limites: uma prisão de algum militar ligado a Bolsonaro.

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, disse: 

Enquanto governadores e prefeitos abusam de seus poderes, tomam medidas arbitrárias e ilegais afrontando os direitos dos cidadãos, o STF está mais preocupado em manter Daniel Silveira preso e Lula e sua quadrilha soltos.

Vejam só: enquanto fecham o comércio, trancam as pessoas em casa, impedem o direito de ir e vir, Fachin anula todas as condenações de Lula em única canetada. Isso é um golpe. Isso é absurdo abuso de autoridade. Que loucura é essa que vivemos no Brasil?

Um ministro do STF tem o poder de simplesmente acabar com anos de julgamentos de três instâncias da Justiça em apenas uma canetada? E falam que Bolsonaro é autoritário? A Constituição não delega a Fachin todo esse poder. É insanidade!!

Essa é a prioridade do Brasil, inocentar Lula? Acusam Bolsonaro de não fazer nada para combater a pandemia, mas o que mais estão preocupados é com a situação política de Lula? Faltam palavras para classificar o sentimento diante de tamanho absurdo.

Fachin foi o ministro que recentemente disse que a democracia está ameaçada. Quem mais ameaça a democracia e o Estado de Direito do que um ministro do STF que se acha dotado de poderes que sequer estão na Constituição?

A imprensa petista não faz a mínima questão de esconder a sua alegria com a decisão de Fachin. A Globo está em festa. Há tempos não faziam um Plantão da Globo com tanta efusividade.

Fachin mostrou para o que foi colocado no STF. É uma espécie de desembargador Favreto supremo.

Fiquem atentos aos acontecimentos: Marco Aurelio mandou a denúncia da PGR contra Bolsonaro para a Câmara votar se aceita ou não, o que pode determinar o afastamento do presidente; Fachin anula as condenações de Lula e devolve os direitos políticos dele. O que virá pela frente?

Fachin foi o ministro que mais se irritou com o livro do General Villas-Boas em que fala sobre o famoso tuíte na época em que o STF julgava HC de Lula. Será que a decisão de livrar a cara de Lula também é para dar uma resposta ao General?

No Brasil não é que o poste esteja mijando no cachorro. O poste está mijando no cachorro, rindo da cara dele e ainda ameaçando com prisão caso ele reclame.

O dólar está disparando e a bolsa despencando com a decisão monocrática de Fachin para inocentar Lula. Quero ver a Globo e a extrema imprensa criticarem a ação de Fachin para o derretimento do mercado, da mesma forma que fizeram com Bolsonaro na mudança de comando da Petrobras.

A canetada de Fachin vai custar bilhões aos brasileiros, já que o BC terá que queimar reservas para segurar a disparada do dólar. Mas a gente não pode criticar um ministro do STF que eles mandam prender. Estamos virando uma espécie de Cuba com o STF no papel de Partido Comunista.

A decisão de Fachin não se esgota só na situação de Lula. Se ele considerou que a 13ª Vara Federal de Curitiba não poderia julgar os casos, todos os que foram condenados por Moro poderão pedir a eliminação de suas sentenças. E mais: pedir o dinheiro de volta que tiveram que pagar

Fachin, numa canetada só, acabou com todo o trabalho da Lava Jato. E ainda será responsável pela libertação de quase todos os que foram condenados por Moro nos processos em Curitiba. Fachin está promovendo o maior saidão de criminosos do colarinho branco que a história já viu.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...