sábado, 24 de abril de 2021

Bolsonaro alerta que Lula poderá, se eleito, indicar mais dois ministros para o STF e faz apelo


Em pronunciamento ao vivo, o presidente Jair Bolsonaro advertiu para o fato de que o ex-presidente Lula, após a anulação de suas condenações por decisão do Supremo Tribunal Federal, poderá indicar mais dois ministros para a Suprema Corte. O STF conta, atualmente, com 7 ministros indicados por Lula e Dilma: Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. Alexandre de Moraes, por sua vez, foi indicado por Michel Temer, que chegou ao poder como vice-presidente de Dilma Rousseff.

Bolsonaro encetou: “A gente não está começando aqui uma campanha para 2022, mas, pela decisão do Supremo, o Lula agora é candidato. Faça uma comparação dos ministros do Lula com os nossos ministros. Se o Lula voltar pelo voto direto, pelo voto auditável, tudo bem. Agora, veja qual vai ser o futuro do Brasil, o tipo de gente que ele vai trazer para dentro da presidência”.

Outrossim, ele admoestou: “Inclusive, se o Lula foi eleito, isso é bom até para estimular os petistas. Em março de 2023, três meses depois que ele porventura assumir a presidência, ele vai escolher mais dois ministros para o STF. Mais dois para o Supremo Tribunal Federal. Eu acho que a conclusão cabe a todos vocês”.

No ensejo, o chefe de Estado pediu reflexões por parte de todos os cidadãos: “Não estou dizendo que vou ser candidato nem que sou o melhor do mundo, mas teremos eleições pela frente. O Lula vai ser candidato, vai estar lá. Me tira de combate, resolvi não disputar as eleições. Quem seria o outro a ir para o segundo turno? É um raciocínio para entender qual será o futuro de cada um de vocês”.

Dessa forma, o mandatário ressaltou: “Eu já estou com 66 anos de idade. Até lá, estarei com 68. Já estou no lucro, mais para lá do que para cá. Mas vejam o que reserva para o futuro, para vocês, com essa decisão do STF praticamente anulando as condenações do Lula e o tornando elegível. Mais duas vagas no Supremo para o PT”.

Ademais, ele desabafou quanto a “salvadores da pátria”: “O Brasil não quebrou no último ano ou no penúltimo. Ou no governo A, B ou C. É um problema de décadas. Alguns querem que eu resolva de uma hora para outra. Não quero me intitular faxineiro do Brasil, o salvador da pátria, mas acredito que estou fazendo a coisa certa”.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...