domingo, 18 de abril de 2021

Deputada de Bolsonaro, Bia Kicis rebate Gilmar Mendes e Barroso, do STF, e desabafa: ‘caminhando para algo muito perigoso’


Em transmissão ao vivo, a deputada federal Bia Kicis retrucou Gilmar Mendes e Barroso, ministros do STF, defendeu a aprovação de uma PEC para aperfeiçoar o sistema eleitoral brasileiro e desabafou a respeito da tendência de criminalização do discurso contraditório e das legítimas críticas institucionais voltadas a corrigir imperfeições e amealhar segurança e transparência diante dos cidadãos.

A parlamentar asseverou: “Estamos caminhando para algo muito perigoso. Existe um projeto em curso no Congresso Nacional que tira a Lei de Segurança Nacional, aquele entulho, e botando uma ‘Lei da Democracia’, dando um nome mais bonitinho, mas repetindo quase todos os artigos da Lei de Segurança Nacional. E colocando um capítulo eleitoral onde não fica claro o que eles querem. Hoje em dia, você não sabe o que é crime até que o STF interprete a lei. O que será que os ministros vão dizer sobre isso? Como vão interpretar? Existe uma insegurança jurídica muito grande”.

Outrossim, ela complementou: “As pessoas que possam perturbar as eleições podem estar cometendo crime contra a democracia. Se eu falo que quero voto impresso, estou perturbando a democracia? No inquérito dos atos antidemocráticos...dizem que quero desacreditar o sistema eleitoral”.

No ensejo, ela criticou ministros do STF e do TSE: “Ouvi Gilmar Mendes dizer que quem não acredita nas urnas eletrônicas é como aqueles ‘loucos que não acreditam que o homem foi à Lua’. Você vê o cidadão sendo tratado com desprezo. O cidadão que questiona, que reflete, ser tratada como uma criança birrenta. Eles querem nos desacreditar. Eu não quero desacreditar, quero um sistema confiável, objetivamente confiável. Não subjetivamente, confiável porque suas excelências dizem que é. O assunto é seríssimo, considero que é o assunto mais importante do meu mandato. Que fique registrada a minha indignação, que é a minha força motriz. Estamos lutando contra um sistema que reage a nossas ações com deboche, desprezo, argumento da autoridade”.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...