terça-feira, 8 de junho de 2021

Bolsonaro anuncia investigação de adulteração de dados nos estados: 'Vamos para cima agora'


O presidente Jair Bolsonaro falou sobre a polêmica causada ontem após ele mencionar um suposto relatório do Tribunal de Contas da União. O TCU desmentiu o presidente e a velha imprensa o acusou de mentir. Bolsonaro disse: 

“O TCU está certo: eu errei quando falei em tabela. O certo é ‘acórdão’. O que acontece? Tem uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verbas do governo  federal para estados levava em conta vários critérios. O mais importante: a incidência de covid. O próprio TCU dizia que essa lei complementar poderia incentivar uma prática não recomendável da supernotificação de covid para aquele estado ter mais recursos.

A tabela quem fez fui eu, não foi o TCU. Então, o TCU acertou em falar que a tabela não é deles. A imprensa usa para falar que eu fui desmentido. Mas não tem problema, é o tempo todo assim. 

O que acontece? Se vocês olharem a tabela oficial de mortes, de 2015 para cá: ano após ano, sobe o número de mortes em relação ao anterior. Se você tirar o número de mortes por Covid no ano passado - mais ou menos 200 mil -, de 2019 para 2020, não teríamos um crescimento no número de mortes. Teria um decréscimo, seria um crescimento negativo. Isso leva a um indício enorme de que houve, sim, supernotificação pela prática indesejável apontada por acórdão do TCU, que isso poderia acontecer para governadores conseguirem mais recursos.

Em cima disso, para justificar tudo por parte dos estados, os lockdowns, as políticas de fechar tudo, os toques de recolher… para justificar. 

O que a gente vai fazer agora? Estava conversando agora com o AGU, veio tomar café comigo aqui. O que o governo pode fazer? Via Controladoria-Geral da União, fazer uma investigação em cima disso. Agora, é um indício fortíssimo. [z42] Poderia estar havendo o que o próprio TCU previu. Não em tabela, em acórdão.

Acho que agora está justificado. A gente pode errar. E eu não tenho compromisso com o erro, não tenho problema nenhum.  Agora, nós vamos para cima agora, para exatamente apurar quais estados fizeram supernotificação em busca de mais dinheiro. Quem pagou a conta alta com essas políticas? O mais pobre, que perdeu sua renda, em especial o informal.  São aproximadamente 38 milhões de pessoas no Brasil. 

Então, o TCU tá certo, não fizeram tabela. Eu errei, eu tinha que ter falado que o TCU fez dois acórdãos. O que mais interessa aqui é o 2817. Tem o 2026 também. E a lei complementar é 173, do ano passado, de 27 de maio. Tá explicado aí?”

Pouco depois, o presidente acrescentou: “Vocês viram que a imprensa, quando eu falei que a economia ia crescer mais de 4%, uma agência de checagem falou que eu estava mentindo e depois voltou atrás? Então, essa questão do meu equívoco de ontem foi bom em um aspecto: todo mundo ficou sabendo”.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...