domingo, 13 de junho de 2021

Especialista em Ciência da Computação rebate Barroso: ‘para mim, é um absurdo que um presidente do TSE venha a público defender uma forma de votação’


Em live promovida pela deputada Bia Kicis para debater o voto auditável, o professor titular aposentado da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Clóvis Fernandes, rebateu o que chamou de “fake news oficial” sobre a proposta do voto impresso que está sendo analisada no Congresso. 

Fernandes comentou a participação do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, em sessão na Câmara dos Deputados, e apontou: “para mim, é um absurdo que um presidente do TSE venha a público defender uma forma de votação. Isso, para mim, é um escândalo, porque não caberia ao TSE escolher tal ou qual forma de votação, apuração, etc. Nós sabemos que o problema é mais embaixo, tem a ver com esse poder discricionário exagerado que o TSE tem a respeito de ser executivo, legislativo e judiciário ao mesmo tempo. Essa mistura que não existe nas principais democracias dá a ele essa possibilidade de agir dessa forma, e fazendo divulgação e propaganda com dinheiro público. Ele não poderia tomar um partido na forma como a eleição deve transcorrer, e gastar dinheiro público para divulgar a forma dele, o que é pior ainda”. 

O especialista explicou que os presidentes do TSE, sendo juristas, não têm conhecimento técnico para avaliar os sistemas do TSE, sendo apenas instruídos pelos agentes internos do Tribunal. Fernandes disse: “não podemos ficar à mercê dessa forma como é o nosso processo eleitoral”. O especialista também rebateu a “fake news oficial” que afirma que o sistema é confiável porque até hoje nenhuma fraude foi detectada. Ele explicou: “Isso é uma coisa impossível de acontecer”, explicando que o sistema eleitoral brasileiro não permitiria detectar uma fraude: “Eles não podem dizer isso, porque a fraude pode ter ocorrido e eles nem ficaram sabendo”. 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...