sábado, 19 de junho de 2021

Senador Marcos Rogério critica atuação de Renan Calheiros na CPI: é pré-julgamento, é ilegal, é abuso de autoridade’


Em entrevista coletiva, o senador Marcos Rogério fez duríssimas críticas ao senador Renan Calheiros, relator da CPI da pandemia, também conhecida como “CPI do Circo”, “CPI da Cortina de Fumaça”, e “Tribunal de Renan Calheiros”. Marcos Rogério afirmou que a CPI está se transformando em um tribunal de inquisição, e que não há mais dúvidas sobre o pré-julgamento do senador Renan Calheiros, que abandonou a sessão durante a oitiva de testemunhas. 

Marcos Rogério lembrou que a CPI, comparada a um processo judicial, estaria na fase de instrução, e portanto deveria estar buscando os fatos e ouvindo todos os lados. E apontou: “qualquer coisa diferente disso é pré-julgamento, é ilegal, é abuso de autoridade”. O senador apontou os problemas na conduta de Renan Calheiros: “o relator escolhe quem é investigado ou não, em quem ele coloca o carimbo de culpado ou inocente”. 

O senador Marcos Rogério criticou ainda a divulgação de uma lista de investigados, denunciando que a lista não foi votada pelos membros da CPI. O senador disse: “não faltei, mas não me lembro de termos votado qualquer relatório apontando como indiciado, investigado, denunciado ou o que quer que seja”. O senador afirmou que as decisões são tomadas nas “reuniões secretas do G7”, como é chamada a cúpula da CPI, e acrescentou: “não votamos, mas o relator vem aqui e diz que são investigados. Ele está mais poderoso do que os juízes dos tribunais”. 

Questionado sobre a convocação do assessor Filipe Martins e a quebra de seus sigilos, Marcos Rogério alertou: “Eu acho que a CPI está tentando criar constrangimentos, vasculhando a vida das pessoas de maneira ilegal, abusiva”.  O senador lembrou que, embora a quebra de sigilos seja um instrumento disponível para as CPIs, ela só deveria ser usada como último recurso e quando houvesse suspeitas de ação criminosa. O senador disse: “eu lamento que garantias constitucionais estejam sendo violadas”. Marcos Rogério também disse que a presença de Martins na CPI será “apenas palco para cena de horror”. 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...