terça-feira, 13 de julho de 2021

Bolsonaro retruca e desmoraliza CPI, Paulo Guedes cala críticos: 'Isso era tentado desde 1995'


O presidente Jair Bolsonaro participou da solenidade de sanção da Lei de Capitalização da Eletrobras, quando falou sobre os esforços de seu governo para privatizar estatais. Bolsonaro lembrou que, ao longo de sua vida como deputado, foi aprendendo a votar as questões econômicas, e brincou: “quem tiver alguma dúvida, é só ver o que o PT encaminha e votar o contrário”. 

O presidente mencionou as manifestações em Cuba e descreveu os efeitos sobre a economia de um governo socialista. Bolsonaro falou sobre os governos de esquerda no Brasil, lembrando que, nos governos petistas, as estatais davam prejuízos de bilhões de reais, e, em seu governo, dão lucro. O presidente apontou que esse é um problema de “estatais administradas pela esquerda”.

Bolsonaro deu mais uma série de exemplos de mudanças na administração de estatais, citando os Correios, a Caixa Econômica Federal, e Itaipu Binacional, e questionou para onde ia o dinheiro do prejuízo e da corrupção nas estatais. Bolsonaro perguntou: “Para onde ia essa grana? pro bolso de quem? pra que conta fora do Brasil?”. E acrescentou: “E tem gente que quer que esse povo volte ao poder”. 

O presidente afirmou que o programa de privatizações do governo seguirá avançando. Bolsonaro disse: “nossa capacidade de investimento tem diminuído e o sistema não pode colapsar, por isso a privatização. Temos dentro da Câmara, também a privatização dos Correios. (...) O Brasil cada vez mais se tornará um país menos inchado, onde a livre iniciativa, o comércio, falem mais alto entre nós”.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a capitalização da Eletrobrás é um marco histórico. O ministro disse que a capitalização da estatal é um passo importante para a modernização do setor elétrico do Brasil, e lembrou que isso era tentado há 26 anos. 

O ministro Paulo Guedes parabenizou o presidente Jair Bolsonaro e também os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. Guedes explicou que a capitalização era necessária porque as estatais perderam capacidade de investimento, devido à “herança” deixada por governos passados. O ministro explicou que, com a capitalização, a Eletrobras vai investir mais 10 bilhões por ano, além de aumentar a capacidade de preservação dos recursos hídricos no país. 

O ministro enfatizou ainda que os investimentos são necessários para permitir o fornecimento de energia no ritmo necessário para uma economia em franco crescimento. Paulo Guedes afirmou que, este ano, o Brasil deve crescer em torno de 5%, e disse: “o Brasil e a democracia brasileira mais uma vez surpreendem o mundo”.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...