O senador Lasier Martins e o senador Eduardo Girão fizeram uma live em que discutiram os rumos da CPI da pandemia, também conhecida como “CPI do Circo”, “CPI da Cortina de Fumaça” e “Tribunal de Renan Calheiros”, e também trataram de outros assuntos de interesse nacional.
Os senadores respondiam a perguntas enviadas por cidadãos, quando foram questionados: “até quando vão deixar o Supremo fazer o que tem feito?”. O senador Lasier Martins afirmou que não estão tendo sucesso em conseguir as assinaturas necessárias para instaurar a CPI Lava Toga, e acrescentou: “não temos conseguido, também, levar ao debate os incontáveis pedidos de impeachment; está indo tudo para a gaveta”.
Lasier Martins explicou a estratégia utilizada para impedir que os pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal sejam analisados pela Mesa Diretora do Senado e lembrou que apresentou um projeto para regulamentar os pedidos de impeachment, apontando que o projeto não é levado a debate pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.
O senador Eduardo Girão explicou que as dificuldades decorrem da existência do foro privilegiado. Girão apontou: “Quem tem a função constitucional de investigar o STF é o Senado, é uma prerrogativa dos senadores. Não é o presidente, não é a Câmara, é o Senado”. O senador acrescentou: “por causa do famigerado foro privilegiado, o mecanismo travou. E isso beneficia que um poder proteja o outro”.
Os senadores explicaram que continuarão lutando por mudanças no sistema e fizeram um apelo aos eleitores para que, nas próximas eleições, renovem o Senado Federal.