O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Defesa, General Walter Braga Netto, pronunciaram-se durante o envio de uma missão humanitária ao Haiti, para lidar com as consequências do forte terremoto que atingiu o país.
A Missão Humanitária Multidisciplinar foi acionada pelo Governo Brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defesa (MD), as Relações Exteriores (MRE), a Saúde (MS) e o Desenvolvimento Regional (MDR), quando o Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar o apoio, em resposta emergencial à tragédia.
O KC-390 Millennium da FAB foi carregado com cerca de 10,6 toneladas de insumos, equipamentos e medicamentos para o atendimento emergencial ao Haiti.
O ministro Braga Netto lembrou que “o povo brasileiro tem uma vocação acolhedora” e que sempre se mostra solidário a outros povos. O ministro afirmou que, assim que o Haiti precisou de ajuda, o governo federal se mobilizou, através de uma ação interministerial, para oferecer ajuda humanitária. Braga Netto destacou a atuação dos corpos de bombeiros e desejou sucesso na missão.
O presidente Jair Bolsonaro apontou que “a solidariedade é uma marca do povo brasileiro”, lembrando a recente missão no Líbano e a missão anterior no próprio Haiti. O presidente apontou que, assim que chegou a notícia de que o Haiti precisaria de ajuda, a missão foi programada pelas Forças Armadas, juntamente com o corpo diplomático e outras instituições. O presidente apontou que, embora o contingente de pessoas seja pequeno, eles têm uma grande missão, com grande simbolismo. Bolsonaro disse: “vocês orgulham a todos nós brasileiros. O que a gente mais deseja agora é que vocês tenham sucesso nessa jornada e que Deus os acompanhe neste momento”.