Em live promovida pelo senador Lasier Martins, a deputada Bia Kicis fez um forte desabafo sobre a perseguição sofrida por aqueles que defendem a transparência no sistema eleitoral. A deputada explicou que a mudança no sistema para implementar o voto impresso auditável é perfeitamente possível para as próximas eleições e lembrou que, atualmente, a confiança no sistema depende de fé por parte do eleitor.
A deputada disse: “hoje, votar se tornou um ato de fé. Você vota e reza para que seu voto vá para o seu candidato”. Bia Kicis alertou: “hoje está acontecendo uma coisa mais grave: quando a gente questiona, quando põe em dúvida, com toda a legitimidade, nós somos tratados como alguém que quer desacreditar o sistema eleitoral, alguém que quer abalar a democracia. Nós estamos sendo tratados como criminosos. Eu, inclusive, uma parlamentar, tenho sido alvo de ataques, não só por parte de pessoas ligadas ao TSE, como a mídia e ministros do Supremo. Basta ver o que está acontecendo com o presidente Bolsonaro, também, que por duvidar legitimamente, por querer transparência eleitoral, agora também será investigado”.
Bia Kicis disse: “Estamos vivendo um momento perigosíssimo da nossa democracia, em que as nossas liberdades estão sendo demonizadas, estão sendo violadas por aqueles que deveriam proteger as nossas garantias e direitos fundamentais”.