segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Deputada Bia Kicis comenta censura prévia pelo TSE e lamenta: ‘a cada dia, um degrau a mais para cercear o pensamento conservador’


Em sua live semanal, a deputada federal Bia Kicis falou sobre a decisão do corregedor Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral, de censurar canais e sites conservadores como a Folha Política e Bárbara, do canal Te Atualizei, através do bloqueio de monetização e da redução forçada de alcance. 

Bia Kicis mencionou a nota de repúdio assinada por centenas de advogados contra a censura prévia do TSE. A deputada apontou que as notas podem até não ter um efeito prático imediato, mas documentam os abusos, e lamentou: “é impressionante o que a gente vê de jurista e jornalista que ou se calam ou aplaudem esse tipo de atitude totalmente antidemocrática”. Bia Kicis explicou que os advogados mostram suas críticas e disse: “no futuro, quem for ver a História vai poder encontrar essas vozes dissonantes”. Ela parabenizou os advogados por sua coragem, apontando a importância de “deixarem claro que essa atitude que estão tomando no TSE não é correta”. 

A deputada lembrou que não há democracia nem eleições sem exposição de ideias contrárias. Bia Kicis disse: “Se ideias não-alinhadas à esquerda não puderem ser compartilhadas, a gente já vai ter uma eleição… não limpa. Porque a eleição pressupõe debate de ideias, e só existe debate entre pessoas que pensam diferente.  Duas pessoas falando a mesma coisa não é um debate. (...) Se não tiver debate, se não tiver liberdade para que ideias dissonantes possam ser transmitidas, não existe um pleito eleitoral limpo. Acho que isso é uma coisa tão óbvia, né?”

Bia Kicis também mencionou o discurso do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, que apoiou as medidas do corregedor. A deputada disse: “Sério: ele disse que ‘posições anti-científicas não estão albergadas pela garantia constitucional da liberdade de expressão’. Então, gente… a cada dia, uma nova decisão, um degrau a mais para cercear o pensamento conservador, cercear a direita, e cercear os aliados do presidente Jair Bolsonaro”


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...