sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Senadores denunciam cerceamento da liberdade de expressão e conclamam: ‘não há lugar para omissão nesse grave momento da História’


Da tribuna do Senado, o senador Eduardo Girão denunciou a intensificação da escalada autoritária que vem calando setores inteiros da sociedade. O senador citou Frederick Douglass: ‘a liberdade não tem sentido onde o direito de expressar seus pensamentos e opiniões deixou de existir. Esse, de todos os direitos, é o terror dos tiranos. É o direito que eles primeiro derrubam. Eles conhecem seu poder”. 

O senador Eduardo Girão mencionou a quebra de sigilos de conservadores pela CPI da pandemia, também conhecida como “CPI do Circo”, “CPI da Cortina de Fumaça” e “Tribunal de Renan Calheiros”, assim como a interferência de ministros das cortes superiores em outros poderes e a imposição de censura prévia, e afirmou: “não há lugar para omissão nesse grave momento da história republicana”.

O senador afirmou: “estarei, sim, sr. presidente, nas ruas no dia 7 de setembro, não porque o presidente da República está chamando, mas sim porque é hora de defender um dos direitos mais fundamentais garantidos pela Constituição, o direito de expressar livremente as minhas ideias, pela liberdade do Brasil”. 

Ao concluir, o senador lembrou ainda que o Senado não marcou a sabatina do indicado por Bolsonaro para o STF, o que mantém aquela Corte com apenas 10 membros. 

O senador Girão recebeu o apoio do senador Carlos Viana, que apontou que os tribunais vêm exacerbando suas funções e o País não pode admitir que pessoas sejam cerceadas em sua liberdade de expressão. O senador Carlos Viana disse: “uma sociedade não pode impor apenas um lado. Os conservadores, os cristãos, os espíritas temos o direito de nos manifestar da maneira que nós queremos nas redes sociais. Não cometemos nenhum crime, apenas colocamos nossas ideias, que têm sido apagadas, muitas vezes por decisões judiciais. Então, é hora de nós gritarmos, realmente, por liberdade para que o Brasil tenha diversidade de fato”. O senador acrescentou: “caminho no grito pela liberdade de opinião no nosso País”.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...