sexta-feira, 20 de agosto de 2021

URGENTE: Bolsonaro apresenta pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, do STF, a Rodrigo Pacheco, presidente do Senado


O presidente Jair Bolsonaro apresentou, na tarde desta sexta-feira, um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O pedido foi levado por um auxiliar da Presidência ao gabinete do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, responsável pelo recebimento dos pedidos de impeachment de ministros do Supremo. 

No pedido, o presidente utiliza como epígrafe trechos da fala do próprio ministro Alexandre de Moraes durante sua sabatina: 

“Reafirmo minha independência, meu compromisso com a Constituição, e minha devoção com as LIBERDADES INDIVIDUAIS”.

“(...) desaparecendo a liberdade, desaparecerá o debate de ideias, a participação popular nos negócios políticos do Estado, quebrando-se o respeito ao princípio da soberania popular. Uma nação livre só se constrói com liberdade,e a liberdade só existirá onde houver um Estado democrático de direito, que, por sua vez, nunca será sólido sem a existência de um Poder Judiciário autônomo e magistrados independentes e um Supremo Tribunal Federal imparcial, para que possa exercer a sua grave função de guardião da Constituição e das leis e de garantidor da ordem na estrutura governamental republicana, com irrestrita possibilidade de debates de ideias e respeito à diversidade”.

Na primeira parte do pedido, o presidente explica que os ministros da Suprema Corte assumiram um papel político e, como tal, devem estar sujeitos à crítica, assim como qualquer outro agente político. 

Ouça trechos do pedido de impeachment de Alexandre de Moraes formulado pelo presidente Jair Bolsonaro


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...