Da tribuna da Câmara, o deputado Major Vitor Hugo falou sobre as manifestações de 7 de setembro e apresentou sua opinião sobre a “Declaração à Nação” assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.
O deputado apontou: “assistimos a milhões e milhões de brasileiros indo às ruas durante esse feriado de 7 de setembro, clamando por liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, liberdade de culto. Esse foi o nosso pleito. Queremos, sim, que a Constituição seja cada vez mais respeitada. Queremos, também, que todos os poderes respeitem a Constituição e respeitem os seus limites de atuação”.
Major Vitor Hugo prosseguiu: “Nós não queremos nenhum tipo de ruptura. Pelo contrário. Queremos que todos aqueles que ocupam cargos relevantes na nossa república respeitem os limites da Constituição. Exerçam o poder de autocontenção em face das atribuições dos demais poderes. É isso que nós queremos. Queremos decisões do Supremo Tribunal Federal que respeitem as atribuições do poder Legislativo, do poder Executivo”.
Segundo o deputado, é esse o teor da “Declaração” do presidente. Major Vitor Hugo disse: “o que nós desejamos é que os poderes cheguem num consenso, em harmonia. É assim que nós entendemos a nota do presidente Bolsonaro, a busca por harmonia, a busca pela independência dos poderes, a busca por respeito ao Parlamento e por respeito às decisões do nosso presidente”.