sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Janaína Paschoal aponta ‘finalidade eleitoreira’ na censura das redes sociais: ‘a diferença no tratamento é gritante’


Da tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Gil Diniz relatou a vitória judicial que obteve contra a rede social Facebook, em que a juíza garantiu sua liberdade de expressão e impediu a empresa de censurar suas postagens sem explicação. Gil Diniz explicou: “é uma pequena vitória da liberdade de expressão. (...) Mas foi uma vitória”. 

O deputado Gil Diniz prosseguiu: “ontem vi algumas pessoas, notórios defensores da liberdade de expressão. Jean Wyllys, Daniela Mercury e Alexandre de Moraes falando sobre liberdade de expressão. E que, dentro da liberdade de expressão, nós temos que ter responsabilidade. Realmente, nós temos que ter responsabilidade, e ele também como juiz. E aquele outro deputado, também”.

O deputado questionou: “é interessante nós analisarmos quem são os que têm o direito, hoje, de falar sobre liberdade de expressão, nesse caso, o Alexandre de Moraes com o Jean Wyllys, sendo que ele cerceou o direito do deputado federal Daniel Silveira de se manifestar nas redes sociais. Mandou prendê-lo. Um deputado em exercício”. O deputado disse: “deixo aqui registrada essa pequena vitória, essa gota nesse oceano desses que rasgam a todo momento as nossas leis, que não respeitam um direito fundamental, que é a nossa liberdade de expressão”.

A deputada Janaína Paschoal comemorou a sentença e apontou: “tenho a convicção de que todo esse trabalho das plataformas, de exclusão de quaisquer manifestações mais à direita, já é um trabalho que está sendo feito com o objetivo de minar a participação da direita no pleito eleitoral de 22. É muito significativo”. Janaína acrescentou: “Eu não consigo deixar de enxergar, neste proceder, um subterfúgio com finalidade eleitoreira, de trazer a esquerda de volta. Eu não consigo deixar de ver esta finalidade”.

Janaína Paschoal explicou: “Então, o magistrado que deu essa sentença não só garantiu o direito constitucional da livre manifestação, da livre expressão, mas também garantiu a paridade de armas na eleição, porque eu não tenho notícia de um deputado, seja estadual, seja federal, alinhado com a esquerda que tenha tido qualquer vídeo, qualquer postagem retirada do ar, mesmo que tenha utilizado adjetivos agressivos, inadequados, que tenha feito ameaças, não são retirados. E eu não defendo comportamentos hostis, mas a diferença no tratamento para com quem está à direita e quem está à esquerda, ela é gritante”.

A censura de manifestações com conteúdo de direita, já explícita em várias redes sociais, se agrava por ter o apoio de setores do Judiciário, que perseguem abertamente conservadores e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Em um dos inquéritos conduzidos por Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal, a sede da Folha Política foi invadida e todos os equipamentos do jornal foram apreendidos. Após a Polícia Federal atestar que não havia motivos para qualquer indiciamento, o inquérito foi arquivado a pedido do Ministério Público, mas o ministro abriu outro inquérito de ofício e compartilhou os dados do inquérito arquivado. Atualmente, a renda do jornal está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em atitude que foi elogiada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF, presidente do TSE. 

Se você apoia o nosso trabalho e pode ajudar a Folha Política a continuar funcionando, doe qualquer valor através do QR Code que está visível na tela, ou através do código pix ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há quase 10 anos, a Folha Política vem mostrando os fatos da política brasileira, enfrentando a espiral do silêncio imposta pelo cartel midiático que pretende controlar o fluxo de informações no Brasil. Pix: ajude@folhapolitica.org


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...