O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, compartilhou um vídeo da chegada das águas do Rio São Francisco à barragem Engenheiro Avidos, na Paraíba. O ministro disse: “As águas do Velho Chico estão cada vez mais perto do Rio Grande do Norte. Hoje, ela chegou a Barragem Engenheiro Avidos, na Paraíba. No dia 9 de fevereiro, eu e o presidente Jair Bolsonaro receberemos essas águas no RN, onde milhares de potiguares passarão a ter a tão sonhada segurança hídrica”.
Nesta terça-feira (25), a Barragem Engenheiro Avidos, localizada em Cajazeiras, na Paraíba, recebeu pela primeira vez as águas da transposição do Rio São Francisco por intermédio do Canal Caiçara-Avidos. Agora, o recurso hídrico segue, pelo Rio Piranhas Açu, até a Barragem de São Gonçalo, na cidade de Sousa (PB), de onde chegarão, pela primeira vez, ao Rio Grande do Norte, abastecendo as barragens de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu. A previsão de chegada em terras potiguares é neste mês de fevereiro.
O ministro disse: “Essas águas vão permitir que milhares de pessoas possam ter a tão sonhada segurança hídrica. Água tratada na torneira, água à disposição para se gerar emprego e oportunidade, para se diminuir a pressão sobre o sistema de saúde pública. É a formalização do compromisso do presidente Bolsonaro para emancipar as populações nordestinas”.
Em operação desde 1936, a Barragem Engenheiro Avidos passa por serviços de modernização e recuperação e recebeu investimentos federais de R$ 17,6 milhões. A previsão de entrega dessas obras é em junho de 2022. A estrutura atende cerca de 61,4 mil pessoas da região.
A Barragem de Boa Vista, localizada em São José de Piranhas (PB) teve as comportas abertas para liberação da água do Rio São Francisco na última semana . Com a abertura das comportas, a Barragem de Caiçara teve seu enchimento completo e liberou água para a Barragem Engenheiro Avidos. Na sequência, as águas do Velho Chico seguirão para o Rio Grande do Norte, com previsão de chegada no mês de fevereiro.
O ministro Rogério Marinho também compartilhou um vídeo que mostra o avanço na perfuração de poços artesianos. Marinho disse: “Mais um município recebeu a perfuração de poço artesiano no Rio Grande do Norte. Iniciativa do governo Bolsonaro para garantir segurança hídrica e reduzir a dependência dos carros-pipa. Ao todo, estão sendo abertos 375 poços, que vão beneficiar 47 cidades. O investimento é de R$ 13,2 milhões. No dia 9 de fevereiro, eu e o presidente Jair Bolsonaro receberemos essas águas do São Francisco que chegará no Rio Grande do Norte. Isso vai contribuir para erradicar de vez a dependência do carro-pipa no nosso estado”.
A Constituição Federal determina, em seu art. 5º, inciso LIV, que “ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal”. No entanto, o ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Felipe Salomão, mandou confiscar, em decisão monocrática em inquérito administrativo, a renda de canais e sites conservadores, como de Bárbara, do canal Te Atualizei, e da Folha Política.
A decisão do ministro, que recebeu o respaldo e o apoio do presidente do TSE e ministro do STF Luís Roberto Barroso, confisca toda a renda dos canais, sem qualquer distinção segundo o tipo de conteúdo, o tema, a época de publicação ou qualquer outro critério.
Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode nos ajudar a manter o jornal funcionando, doe através do QR Code que aparece na tela, ou utilizando o código Pix ajude@folhapolitica.org. Caso não use Pix, a conta da empresa Raposo Fernandes está disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.
Há quase 10 anos, a Folha Política vem enfrentando a espiral do silêncio imposta pelo monopólio da informação. Pix: ajude@folhapolitica.org