terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Olavo de Carvalho morre aos 74 anos e Bolsonaro se pronuncia sobre o filósofo e professor


A família do filósofo Olavo de Carvalho comunicou seu falecimento, nos Estados Unidos, na data de ontem. Em nota, publicada nas redes sociais, a família afirmou: 

Nota de falecimento

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (1947-2022)

Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado.

O professor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.

A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor.

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou, dizendo: “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre. Que Deus o receba na sua infinita bondade e misericórdia, bem como conforte sua família”.

O deputado Eduardo Bolsonaro disse: “Que Deus receba o Professor em sua infinita bondade”. 

O vereador Carlos Bolsonaro relembrou: 

“Conheci o Professor Olavo de Carvalho de forma espontânea em 2012, em seu programa de rádio, e imediatamente passei a admirá-lo por seu vasto conhecimento, bom humor e, principalmente, por sua coragem.

Grande foi a sua influência em nossas vidas, não apenas em politica, mas também através de ensinamentos valorosos e inúmeras amizades geradas por convergência de valores. Muitas lições e até mesmo críticas (sempre com a melhor das intenções) nos ajudaram a refletir e crescer.

Ao Professor Olavo a minha eterna gratidão por sua vida dedicada ao conhecimento, que semeou em uma terra arrasada chamada Brasil e fez florescer em muitos de nós um sentimento de esperança, de amor pela verdade e pela liberdade. Que sua obra ilumine para sempre a nossa história!”

O perfil do site Senso Incomum apontou: “O professor Olavo de Carvalho era difamado para não ser lido, justamente porque seus detratores sabiam que uma vez estudada, sua obra viraria porta de entrada para um vasto mundo intelectual. Mas era cheio de perdão e reconhecimento até a seus inimigos. Descanse em paz!”

O advogado Abmir Aljeus disse: 

Impossível expressar a dimensão da perda, o quanto eu, e todo o Brasil, devemos ao professor Olavo.

Ele foi o maior filósofo dos últimos tempos. um farol de lucidez, cultura e sabedoria, iluminando as trevas em que as esquerdas mergulharam nosso país.

Olavo vive e tem razão.

RIP.

Meus sentimentos à Roxane e toda a família. Que Deus os conforte e receba o professor Olavo em toda a Sua glória.

O Secretário Nacional do Audiovisual, Felipe Pedri, lamentou: “O grande “mestre de todos nós” se foi. O professor Olavo de Carvalho não era somente o maior filósofo que o Brasil já teve, mas sim uma alma que se doava ao próximo da forma mais caridosa possível, o que o elevou a ser o maior ícone de sua época em todos os sentidos. Assim como eu lá nos meus longínquos vinte anos, milhares de brasileiros tiveram nele o despertar para uma vida intelectual de busca incessante pela verdade. Uma obra que está eternizada na história do Brasil e do Mundo. Que Deus o receba com todo carinho que ele merece, que conforte a sua família e fortaleça ainda mais o seu gigantesco legado para o mundo.  Perda irreparável, um verdadeiro pai intelectual para milhares de brasileiros. Um dia triste demais”.

O assessor especial da Presidência, Filipe Martins, disse: “Don McLean cunhou o verso "the day the music died" para se referir à dor causada pelo trágico acidente que ceifou as vidas de Buddy Holly, Ritchie Valens e J. P. Richardson. Pra mim hoje é como se a filosofia brasileira tivesse morrido. Vida eterna ao Professor Olavo de Carvalho! Jamais serei capaz de descrever o impacto que a obra, a vida e a imensa generosidade do Professor tiveram em mim. Ele foi e sempre será meu grande farol intelectual. Muito obrigado, grande mestre! Que Deus lhe dê o merecido descanso e que minha geração possa honrar seu legado!”

A deputada estadual Janaina Paschoal disse: “Acabo de ler a notícia da morte de Olavo de Carvalho. Meus sentimentos a Roxane e demais familiares, meus sentimentos também a todos os seus alunos e seguidores. Tive a honra de conhecê-lo e constatar sua inteligência diferenciada. Grande perda!”.

Henrique Olliveira, cofundador do Movimento Brasil Conservador, disse: “Que Deus o receba em sua infinita glória. Obrigado por tudo!”

O deputado federal Carlos Jordy disse: “Que dia triste! Lamento profundamente o falecimento do professor e filósofo Olavo de Carvalho. É inegável seu legado para o conservadorismo no Brasil e no mundo. Um homem brilhante. Que Deus conforte os corações de seus familiares e o receba no Reino Eterno. Vá em paz, professor!”.

O médico Lucas Azevedo citou Aristóteles: “A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.” Azevedo acrescentou: “Sua coragem, amor ao conhecimento e temor a Deus despertou a consciência de milhões de pessoas dessa nação. Gratidão, querido professor. Meus sentimentos à família desse grande Homem”.

Arthur Weintraub afirmou: “Professor Olavo de Carvalho. Que Deus o tenha e conforte toda a família nesse momento. Muito triste perder esse gigante. Nunca vamos esquecê-lo”. 

A escritora Claudia Wild disse: “O professor Olavo de Carvalho infelizmente nos deixou. Olavo, além de um intelectual brilhante, foi um homem muito corajoso e bom. Lutou o bom combate. Não tem como traduzir em palavras a dor dessa perda incomensurável. Olavo será inesquecível! RIP, meu querido Olavo!”

A juíza Ludmila Lins Grilo disse: “Lutou o bom combate, formou a nova geração de intelectuais e despertou milhares de almas para Cristo. Caluniado, difamado e escarnecido, avançou enquanto o mundo tentava pará-lo. Com ele, aprendemos o que é a verdadeira força da personalidade. Descanse em paz, prof. Olavo”. 

O advogado Fabio Talhari disse: “Lamento saber da morte de Olavo de Carvalho, aos 74 anos. Que Deus o receba em verdes e mansos vales, e console a família enlutada. Meus sinceros pêsames e orações”. 

O deputado federal Paulo Eduardo Martins disse: “Com muita tristeza recebi a notícia da morte do professor Olavo de Carvalho. Que Deus conforte a família, amigos e alunos. Obrigado por tudo, Olavo. Vá em paz”.

O deputado estadual André Fernandes relembrou: “Não tive a honra de conhecer pessoalmente o professor Olavo de Carvalho, mas tive o grande prazer de ser um dos seus alunos. Sua obra continuará viva. Terei o prazer de falar sobre você para os meus futuros filhos e netos. Que Deus o tenha, Professor!”

O cineasta Josias Teófilo disse: “Faleceu o mestre Olavo de Carvalho. Saudades imensas”.

O deputado estadual Bruno Engler lamentou: “O Professor Olavo foi para junto do Pai, ele que foi responsável por mostrar a verdade para tantas pessoas seguirá presente na vida de seus alunos através de sua obra, que é eterna. Que Deus conforte os familiares nesse momento difícil e receba o Professor em bom lugar”. 

O jornalista Fernando de Castro disse: “Adeus ao maior herói da história recente brasileira. O homem que abriu a minha mente. O velhinho simpático que através dos seus ensinamentos impediu que eu me tornasse um merda ateu e esquerdista. Obrigado por tudo, professor Olavo. Te amarei para sempre, mestre”.

O professor Carlos Barros disse: “Lamento muito a confirmação, que obtive há pouco, da morte do Professor Olavo de Carvalho. Morre o homem, mas ficam suas idéias e ensinamentos, eternamente. Que a certeza do reencontro junto ao Pai possa confortar a família enlutada. Meus sentimentos”.

O ministro Onyx Lorenzoni afirmou: “Partiu o filósofo Olavo De Carvalho. Seus ensinamentos e sua luta na defesa de liberdade permanecerão para sempre.  Que Deus o receba em toda a sua bondade e conforte o coração de sua família. Obrigado, Professor”. 

A vereadora Priscila Costa disse: “Com grande pesar, o Brasil se despede do Professor Olavo de Carvalho. Sua família comunicou seu falecimento em hospital na Virgínia.  Que Deus console a família, e que nós nos lembremos sempre: “Moderação na defesa da verdade é serviço prestado à mentira.”  - Olavo de Carvalho”

O deputado federal General Girão afirmou: “O Mundo Conservador perdeu um baluarte. Suas opiniões estarão sempre nos balizando em prol de nossos princípios e valores. Obrigado Deus por nos ter permitido conviver com a coragem desse grande brasileiro. Descanse em paz “Professor e Filósofo de verdade” Olavo de Carvalho”. 

A deputada estadual Alana Passos disse: “Nos deixa hoje o Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Uma pessoal insubstituível na luta pela liberdade de expressão e pela democracia. Que Deus o receba na sua infinita bondade e misericórdia, bem como conforte sua família”.

O deputado federal Dr. Jaziel disse: “É com profundo pesar que lamento o falecimento do prof. Olavo de Carvalho. O professor Olavo foi um dos personagens mais importantes da história recente do Brasil, responsável pela formação intelectual de centenas de pessoas que hoje lutam por um Brasil livre do comunismo”. 

O deputado Jessé Lopes afirmou: “É com extremo pesar que recebo a notícia sobre o falecimento de Olavo de Carvalho. Ele foi nosso mentor, e a direita no Brasil deve muito a ele. Que Deus conforte a família e receba a alma de nosso professor”. 

O ativista Waldemiro da Silva disse: “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”.

A deputada federal Bia Kicis lamentou: “O Brasil perde o professor Olavo, o homem que despertou e sacudiu milhões de brasileiros. Filosofia, religião, política, literatura, e muito mais em seus livros e suas aulas. Dono de um temperamento forte e de um grande coração. Deixa um legado e uma saudade imensos”. 

O deputado federal Coronel Tadeu disse: “Triste notícia a morte do Professor Olavo de Carvalho. Meus sentimentos a toda família extensivo aos amigos e seguidores. Infelizmente não tive a honra de conhecê-lo e constatar sua devoção ao Brasil. Mesmo na eternidade será uma luz para os patriotas” . 

O perfil FamiliaDireitaBrasil apontou: “Olavo de Carvalho nos deixa dois grandes legados: 1. Fez ressurgir o conservadorismo e a direita no Brasil. 2. Alertou o mundo contra os perigos da agenda do politicamente correto. OBRIGADO PROFESSOR. DESCANSE EM PAZ”.

O deputado estadual Anderson Moraes afirmou: “Vai o professor, fica o legado! Descanse em Paz, mestre Olavo de Carvalho!”

O professor de Direito Geovane Moraes disse: “Professor que ajudou incontáveis pessoas a buscarem o conhecimento e ensinou que a liberdade é o bem maior de cada indivíduo. Descanse em paz Professor Olavo de Carvalho”.

O investidor Leandro Ruschel disse: “O Professor nos deixou. Difícil de acreditar. Perda irreparável”. 

O jornalista Paulo Briguet agradeceu: “Obrigado por salvar a minha vida, professor”.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...