terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Bolsonaro retruca vice-prefeito ao visitar Salgueiro, no Nordeste, e aponta desvios bilionários do PT em obras


O presidente Jair Bolsonaro discursou durante a cerimônia de Inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro, Pernambuco. O presidente pediu aos cidadãos que comparassem o custo da obra com os desvios e mau uso de recursos públicos realizados pelo PT enquanto esteve no governo. 

Bolsonaro apontou que a obra de transposição do rio São Francisco, que está levando água a todo o Nordeste, custou cerca de 14 bilhões de reais. E relatou: “há pouco, estive com o presidente do BNDES. O banco, ao longo de 14 anos, enfrentou desvios ou projetos mal feitos, mal geridos, prejuízos da ordem de 500 bilhões de reais. Comparem 14 bilhões com 500 bilhões”. O presidente também mencionou a Petrobras: “por desvios e projetos mal feitos, enfrentou um endividamento de 900 bilhões de reais. Vocês estão pagando essa conta, no combustível na bomba”. Bolsonaro também lembrou a Caixa Econômica Federal, onde os desvios foram da ordem de 45 bilhões de reais. 

Bolsonaro questionou: “Dá para ter noção desses números? O que poderíamos fazer do Brasil com esse montante?”. O presidente prosseguiu: “Dinheiro roubado de vocês, da nossa população. E assim mesmo, o Brasil resistiu. É um país enorme, gigante, com riquezas minerais incalculáveis, terras férteis, biodiversidade, riquezas naturais. Temos tudo! A gente olha para Israel, menor que o menor estado brasileiro. Veja o que eles são. A gente volta para cá e contemplamos o que nós não somos. Como mudar isso aí? Com a graça de Deus e o apoio de vocês, já estamos mudando”. 

O presidente apontou que, apesar da pandemia, o Brasil está se saindo bem economicamente, e lembrou que, desde o início, disse que deveríamos enfrentar simultaneamente o vírus e o desemprego. O presidente lamentou as políticas de muitos governadores e prefeitos, e lembrou: “a mim não couberam as medidas contra a covid. Esse poder foi delegado a estados e municípios por parte do STF. Nós atendemos a população com recursos para materiais de saúde, para equipar hospitais, criar hospitais de campanha, bem como atender a governadores e prefeitos com expectativa de perda de receitas”. 


O presidente respondeu ao vice-prefeito da cidade, que havia se queixado, apontando que as responsabilidades devem ser cobradas de quem é realmente responsável. Bolsonaro disse: “reclame do governo federal o que tiver que reclamar. Vocês não atrasaram a folha de pagamento nem o décimo-terceiro, porque o governo federal ajudou a vocês”. O presidente falou ainda sobre a gratidão, apontando que “infelizmente, alguns não souberam cultuar essa virtude”, e agradeceu aos seus ministros e a todos que trabalharam para viabilizar a obra da transposição do rio São Francisco. 

O presidente lembrou aos profissionais da velha imprensa que em nenhum momento houve qualquer ato do governo para censurar esses veículos. Bolsonaro disse: “entendo o trabalho de vocês. É essencial também para a nossa democracia. Todos nós mudamos, todos nós melhoramos, e a imprensa também vai nesse caminho”.

No Brasil, a pretexto de combater a pandemia, até mesmo a liberdade religiosa foi restringida, juntamente com as liberdades de expressão, de imprensa, de ir e vir, e de trabalhar, entre outras. Para um grupo de cidadãos, direitos e garantias fundamentais estão suspensos: há prisões políticas, censura, apreensão e confisco de bens, sem o devido processo legal. 

A renda de jornais, sites e canais conservadores, entre eles a Folha Política, está sendo confiscada desde 1º de julho, a mando do ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Felipe Salomão, para inviabilizar o jornalismo conservador independente. Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar a impedir o fechamento do jornal, doe qualquer valor pelo Pix, usando o código ajude@folhapolitica.org ou o QR code visível na tela. Se preferir transferência ou depósito, a conta da empresa Raposo Fernandes está disponível na descrição do vídeo e no comentário fixado no topo. 

Há quase 10 anos, a Folha Política faz a cobertura dos fatos da política brasileira e dá voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...