Durante evento pela liberdade de expressão, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Sanderson enfatizou que os excessos do Supremo Tribunal Federal só ocorreram porque o parlamento se acovardou. O deputado falou sobre a coragem do presidente Jair Bolsonaro de conceder graça ao deputado Daniel Silveira e alertou os parlamentares sobre a necessidade de criar coragem.
Sanderson disse: “a nossa vinda aqui hoje é para abraçar o presidente, mas também, mundo afora, dizer que nós não concordamos com o que foi feito com o Daniel Silveira - mas isso só foi feito porque o parlamento se acovardou, não teve a coragem que o presidente Bolsonaro tem, e vai seguir tendo. O Parlamento se acovardou, e agora nós temos que estar vindo a público e dizer: senhores parlamentares, se acorajem, porque nós estamos com a razão!”.
O deputado Sanderson apontou que, apesar da pandemia, o Brasil está indo bem, e alertou: “mas precisamos de um parlamento corajoso ao ponto de enfrentar desmandos e abusos como esses que foram o caso da prisão do deputado Daniel Silveira”.
Segundo a Constituição Federal, o controle dos atos de ministros do Supremo Tribunal Federal é realizado pelo Senado, que pode promover o impeachment dos ministros em caso de crime de responsabilidade. No entanto, os presidentes da Casa vêm barrando a tramitação dos pedidos, sem consulta ao colegiado. Sem controle externo, alguns ministros do Supremo agem ao arrepio da Constituição.
Em inquéritos secretos, o ministro Alexandre de Moraes, por exemplo, promove uma perseguição a adversários políticos. Em um desses inquéritos, a Folha Política teve sua sede invadida e todos os seus equipamentos apreendidos. O inquérito foi arquivado por falta de indícios de crimes, mas os dados sigilosos foram compartilhados com outros inquéritos e com a CPI da pandemia, que compartilha dados sigilosos com a velha imprensa.
Sem justificativa jurídica, o ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, confiscou toda a renda da Folha Política e de outros sites e canais conservadores, para impedir suas atividades. A decisão teve o aplauso e respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Há mais de 10 meses, os jornais, sites e canais conservadores têm todos os seus rendimentos retidos sem qualquer base legal.
Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar a impedir o fechamento do jornal, doe qualquer valor através do Pix, utilizando o QR Code que está visível na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.
Há 10 anos, a Folha Política vem mostrando os fatos da política brasileira e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org