terça-feira, 19 de julho de 2022

Paulo Guedes adverte para recessão nos EUA, inflação mundial e oportunidade atípica para o Brasil


Em pronunciamento por ocasião de análise do cenário macroeconômico mundial, Paulo Guedes, ministro da Economia do Governo Bolsonaro, comentou a recessão mundial, o desempenho da economia brasileira, os prospectos para o mercado de trabalho e para a resolução da crise inflacionária, bem como as oportunidades que emergem para o Brasil diante do cenário de crise geopolítica e recuperação pós-pandemia.

O ministro discorreu: “Vemos o aumento da aversão ao risco como fenômeno mundial. Como eu havia previsto já há mais de 6, 7 meses. A inflação está subindo no mundo inteiro. Eles estão tendo de rever o crescimento para baixo, como eu disse a eles em Davos, no G20. Eles iriam passar o ano revendo o crescimento para baixo e nós passaríamos o ano revendo o crescimento para cima. Está se confirmando a nossa expectativa. Hoje, está bastante claro que a crise lá fora vai ser bem mais aguda do que eles esperavam. Sempre chamava a atenção para não subestimarem o desempenho da democracia brasileira”.

Neste contexto, o economista frisou as boas perspectivas para o  desenvolvimento da economia brasileira: “Já se fala abertamente em recessão nos EUA. E a inflação continua subindo tanto na Europa quanto nos EUA, enquanto a inflação brasileira deve começar a descer. Fora dos problemas sobrepostos: a pandemia causou uma ruptura nas cadeias de produção. E, agora, uma guerra geopolítica com efeitos sobre os preços de comida e energia. Eu chamo a atenção: se é verdade que é um momento de emergência, um momento difícil, por outro lado, é uma enorme oportunidade para a economia brasileira. Todos os investimentos daqui para a frente, depois dessa ruptura das cadeias produtivas e da incerteza geopolítica, todos os investimentos têm de atender a dois critérios: só vão investir em lugares próximos, tem que estar próximo. Tanto de investimentos que vêm da economia americana quanto da OCDE. E não basta estar perto, pois a Rússia está perto da Europa, mas não é considerada confiável pelo Ocidente. Tem de ser amigo e tem de estar perto. O Brasil está perto e é amigável. Passa a ser um país decisivo para a garantia energética da Europa e para a segurança alimentar do mundo”.

No ensejo, Guedes hachurou: “O Brasil, apesar de estar em ambiente de guerra geopolítica no mundo e ainda com indícios de uma pandemia, que já arrefeceu, pois vacinamos a população, o Brasil garantiu um retorno seguro ao trabalho e continuamos reaquecendo a economia”.

O direito à propriedade e o respeito à livre iniciativa têm sido relativizados no Brasil. Para uma “classe” de cidadãos, caracterizados pela velha imprensa como “bolsonaristas”, as garantias e direitos fundamentais estão suspensos. Em CPIs e em inquéritos conduzidos nas cortes superiores, cidadãos e empresas ficam sujeitos a quebras de sigilo, devassas, prisões políticas, buscas e apreensões, e confiscos. As investigações se originam de “relatórios”, “matérias” e “reportagens” produzidos pela concorrência, que são tomados como verdadeiros sem questionamento, assim como depoimentos de testemunhas suspeitas. 

Toda a renda da Folha Política, assim como de outras pessoas e empresas conservadoras, está sendo confiscada, a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em decisão monocrática em um inquérito administrativo. Segundo a velha imprensa, que participa ativamente dos inquéritos e CPIs, a intenção é impedir o funcionamento das empresas ao privá-las de suas fontes de renda. A decisão de Salomão foi elogiada pelos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Há mais de 1 ano, toda a renda do nosso trabalho é retida sem qualquer justificativa jurídica.

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar a impedir que o jornal seja fechado, doe qualquer valor pelo Pix. Você pode usar o QR Code que está visível na tela, ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política vem mostrando para você os fatos da política brasileira, fazendo a cobertura dos três poderes, e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...