quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Senadores se unem por CPI para investigar denúncias de Bolsonaro quanto a irregularidades na propaganda eleitoral


Durante sessão da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, os senadores Luis Carlos Heinze, Lasier Martins e Guaracy Silveira propuseram e manifestaram apoio à instalação de uma CPI para investigar as denúncias relacionadas às inserções de rádio de programas eleitorais, feitas pela campanha do presidente Jair Bolsonaro. 

O senador Luis Carlos Heinze afirmou: “estou entrando hoje com um requerimento para montarmos uma CPI – já estou atrás de assinaturas – com relação à questão das inserções dos programas de rádio do programa eleitoral. Então, hoje eu já estou protocolando essa CPI, que é muito importante, para que nós possamos nos debruçar, porque é preocupante o que está ocorrendo neste instante, às vésperas de uma eleição: um fato tão grave e não ter a importância devida do caso pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral”.

O senador Lasier Martins afirmou: “tem a minha concordância de assinatura no seu pedido de CPI sobre essa matéria tão surpreendente”.

O senador Guaracy Silveira, por seu turno, apontou que um parágrafo de resolução do próprio TSE aponta a responsabilidade do Tribunal. O senador prosseguiu: “Meu Presidente, nós esperamos um país com justiça. O símbolo da Justiça o que é, Senador? É uma mulher com uma venda nos olhos e com uma balança. Tem que ter equilíbrio, e a Justiça tem que ser cega. Parece-nos que a nossa Justiça está sendo míope, vesga, só enxerga um lado. E, quando enxergamos só um lado, prejudicamos outro. Falta equanimidade. Falta justiça. Nós não queremos ser beneficiados, mas não queremos ser prejudicados”. 

O senador pediu: “Nós temos que clamar justiça neste país, justiça que seja igual para todos, justiça que não tenha preferência, porque a justiça que tem preferências deixa de ser justiça para ser injustiça, a justiça que tem preferidos deixa de ser justiça para ser maldade”. Guaracy Silveira disse: “Vamos esperar que todos tenham juízo para que façamos justiça justa a todos”.

O senador Marcos do Val manifestou-se pelas redes sociais. Do Val disse: 

“Acabei de apresentar Requerimento de abertura de CPI para apurar as circunstâncias da exoneração do servidor Alexandre Gomes Machado da função de coordenador de Pool de Emissoras no Tribunal Superior Eleitoral, bem como os fatos relacionados às inserções insuficientes e desproporcionais de propagandas eleitorais gratuitas na programação de emissoras de rádio durante a campanha eleitoral de 2022.

Conforme amplamente noticiado, após a sua exoneração, o servidor Alexandre prestou depoimento à Polícia Federal, em que narrou que sua exoneração ocorreu porque desde o ano de 2018 vinha informando ao TSE que existiam falhas na fiscalização e acompanhamento da propaganda eleitoral gratuita.

Há indícios de que o TSE, desde 2018, sabia da irregularidade e nada fez para enfrentar os fatos que tem potencial para desequilibrar a disputa eleitoral.

Comecei a colher as assinaturas e espero apoio dos meus pares”.

Muitos brasileiros estão vivendo sob o jugo de uma ditadura, em que seus direitos e garantias fundamentais estão sendo desrespeitados. O país tem presos políticos e pessoas, jornais e sites censurados. A totalidade da renda da Folha Política, e também de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em uma decisão que recebeu o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Há mais de 15 meses, os rendimentos de jornais, canais e sites conservadores são retidos sem previsão legal. 

Se você apoia o trabalho da Folha Política, que há 10 anos mostra os fatos da política brasileira, e pode ajudar o jornal a permanecer em funcionamento, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que aparece na tela ou o código ajude@folhapolitica.org.  Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política vem mostrando para você os fatos da política brasileira, fazendo a cobertura dos três poderes, e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...