sexta-feira, 3 de março de 2023

Senador Marcos do Val denuncia ‘jogo sujo’ de Lula para sabotar CPMI e pede afastamento de Flávio Dino


Em live transmitida por suas redes sociais, o senador Marcos do Val explicou a situação atual da CPMI requerida para investigar os atos do dia 8 de janeiro. O senador explicou que, com o número suficiente de assinaturas, só é necessário que haja uma sessão do Congresso Nacional, o que depende da boa vontade do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. 

O senador relatou que o governo Lula vem se esforçando para impedir a instalação da CPMI, de forma a mostrar até mesmo desespero. Ele disse: “o governo federal está realmente desesperado, ao ponto de oferecer 13 milhões para o deputado que retirar a assinatura”. Ele explicou que não se trata de dinheiro a ser entregue diretamente ao deputado, mas apontou que mostra o grau de desespero do governo. 

Do Val explicou que já pediu o afastamento do ministro Flávio Dino. Ele disse: “fiz o requerimento de afastamento do Ministro da Justiça, Flávio Dino, por tanta incompetência desde o primeiro dia de mandato. Cheguei a conversar com o líder do governo e disse: “olha, esse ministro aí, se vocês não tirarem, vai ser o primeiro a cair na CPMI”. O próximo é o general G. Dias, do GSI, e, consequentemente, o Lula. O Lula dificilmente ficará sentado aí até o final deste ano ou início do ano que vem. É por isso que o governo está trabalhando loucamente para retirar assinaturas, para não acontecer CPMI”. O senador acrescentou: “Isso para nós é ótimo, porque mostra que eles estão preocupadíssimos com essa CPMI. Quem não deve não teme, não é mesmo? Então, se ele está correndo atrás ao ponto de oferecer 13 milhões para cada deputado que retirar a assinatura, é porque está desesperado. Ele sabe que vai cair”.

O senador manifestou plena confiança de que a CPMI será instalada e pediu apoio dos cidadãos para que pressionem os parlamentares para que continuem assinando e apoiem seu nome para o cargo de relator. 

Caso seja instalada uma CPI controlada pelo governo, ela pode se assemelhar à CPI da pandemia, que se recusou a investigar indícios de corrupção com os recursos enviados pelo governo federal para os estados e municípios, mas não poupou esforços em humilhar pessoas e empresas que manifestaram apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, além de quebrar sigilos sem qualquer fundamentação, vazar dados sigilosos para a imprensa e ameaçar pessoas de prisão. 

O procedimento é o mesmo observado em inquéritos conduzidos em cortes superiores: matérias da velha imprensa atribuem um “rótulo” ou “marca” a um grupo de pessoas, e isso é tido como suficiente para quebras de sigilos, interrogatórios, buscas e apreensões, prisões e confiscos. Após promover uma devassa nas pessoas e empresas, no que é conhecido como “fishing expedition”, os dados são vazados para a velha imprensa, que então promove um assassi* de reputações que dá causa a novas medidas abusivas. Conforme vários senadores já notaram, os procedimentos são, comumente, dirigidos aos veículos de imprensa independentes, em evidente tentativa de eliminar a concorrência, controlar a informação e manipular a população brasileira. 

Em um inquérito administrativo no Tribunal Superior Eleitoral, seguindo esse tipo de procedimento, o ministro Luís Felipe Salomão ordenou o confisco da renda de diversas pessoas, sites e canais conservadores, inclusive a Folha Política. A decisão recebeu elogios dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. A decisão não discrimina os conteúdos e atinge a totalidade da renda dos sites, com o objetivo de levar ao fechamento das empresas por impossibilidade de gerar renda. Há mais de 20 meses, todos os nossos rendimentos são retidos sem qualquer base legal. 

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar a impedir o fechamento do jornal, doe qualquer valor à empresa Raposo Fernandes através do Pix, utilizando o QR Code que está visível na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política vem mostrando os fatos da política brasileira e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário